Região

Vista Alegre comemora 200 anos ao longo de 2024

• Favoritos: 48


O arranque do programa das comemorações foi marcado pelo lançamento do Prato Calendário deste ano, a primeira peça a ser produzida com o selo do bicentenário. Exposições, lançamento de selos, edição de um livro comemorativo e o lançamento de uma música são algumas das ações previstas.
A Vista Alegre assinalou, no dia 5 de janeiro, o arranque das comemorações dos 200 anos da marca, numa cerimónia que decorreu na unidade fabril situada no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo.
O evento, realizado em plena fábrica de porcelana, contou com presença de Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração da Vista Alegre e do Grupo Visabeira, dos administradores da Vista Alegre Nuno Barra, Teodorico Pais, Paulo Pires, Alda Costa e Carlos Costa, à qual também se associaram João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024 e muitos colaboradores da unidade fabril.

Neste evento foi exibida a primeira peça do ano – Prato Calendário - a ser produzida na Vista Alegre, apresentando na sua decoração um conjunto de elementos ilustrativos da história da marca fundada em 1824. No prato calendário o pato é a figura central, ave migratória símbolo de viagem, espírito destemido e resiliente, movendo-se nos elementos Terra, Água e Ar, este animal alude também à mascote que, conta-se, serviu de modelo aos primeiros artistas da Vista Alegre. Como pano de fundo, em movimento perpétuo e sob o olhar atento do fundador José Ferreira Pinto Basto, elementos figurativos e simbólicos compõem uma narrativa multicronológica que se desenrola num mesmo espaço. Dos camelos, que transportaram a produção de porcelana para os núcleos urbanos, ao primeiro corpo de bombeiros e da introdução do futebol em Portugal, ao empreendedorismo comercial do fundador da fábrica e aos seus descendentes, representado pelos vários navios mercantes da época.Esta cerimónia que assinalou a primeira etapa fez-se através de uma jornada sensorial, única e original, sob o ponto de vista da primeira peça da Vista Alegre produzida em 2024. No evento foi possível testemunhar o que a peça ‘’vê’’ ao longo do seu percurso, desde a sua criação, passando por todas as fases de produção, manufatura e pintura, até ao momento em que emerge do forno e se revela ao mundo.

Em paralelo com as muitas iniciativas que irão ter lugar para assinalar uma história única, a Vista Alegre irá lançar um conjunto de peças que honram o seu legado, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca. Todas as peças produzidas e lançadas no decorrer de 2024 terão o selo dos 200 Anos, através da incorporação do símbolo do infinito no logotipo comemorativo, comunicando desta forma que continuará a fazer história, projetando-se no futuro.
Até 2025 estão previstas inúmeras ações, que incluem uma exposição no Palácio Nacional da Ajuda, o lançamento de quatro selos comemorativos, uma exposição no Museu Vista Alegre, o lançamento da música oficial dos 200 anos, um documentário produzido sobre a história da Vista Alegre, o lançamento de um livro comemorativo, entre outras. O lançamento de uma coleção de têxtil de mesa e de uma linha mobiliário são outras das novidades para 2024.

48 Recomendações
494 visualizações
bookmark icon