Região

Ricardo Castro assume comando com “profundo sentido de honra”

• Favoritos: 66


Ricardo Castro tomou posse como comandante dos Bombeiros de Arrifana no passado sábado, numa cerimónia solene realizada no salão nobre da corporação. Com uma ligação que remonta a 1994, o novo comandante assume o cargo como um “desafio bastante elevado”, apostando num “trabalho de continuidade” que valorize o corpo de bombeiros e reforce a sua capacidade de resposta.
Aos 47 anos, Ricardo Castro lidera agora oficialmente a corporação, depois de ter exercido funções como comandante em regime de substituição durante os últimos seis meses. No seu discurso de tomada de posse, destacou o simbolismo e a responsabilidade do momento. “É com profundo sentido de honra, humildade e elevada responsabilidade que assumo as novas funções de Comandante. Faço-o com plena consciência da nobreza e da exigência da missão que me é confiada, mas, igualmente, com a firme determinação de honrar, com rigor e dedicação, a confiança que em mim foi depositada.”
O novo comandante fez questão ainda de sublinhar o objetivo principal para este novo ciclo. “Reforçar a coesão do Corpo de Bombeiros. Só através da unidade, do respeito mútuo, da disciplina e do espírito de equipa poderemos responder eficazmente aos desafios que se avizinham. A nossa aposta será a qualificação dos nossos Bombeiros, na formação contínua e na melhoria das condições de trabalho e operacionais, porque só através da valorização dos nossos recursos humanos e materiais poderemos atingir a excelência no serviço prestado à comunidade”, assumiu.
Com 48 bombeiros no ativo, a corporação enfrenta atualmente desafios semelhantes aos de muitas outras no país, particularmente no que diz respeito à captação e retenção de novos voluntários. Neste contexto, arrancou em março uma nova escola de recrutas nos Bombeiros de Arrifana, com sete elementos. Ricardo Castro manifestou a esperança de que esses recrutas possam integrar o corpo ativo até ao final do ano.

“A mesma dedicação, competência e espírito de serviço”

A cumprir 31 anos de serviço na corporação no próximo mês de junho, o novo comandante sublinha o sentimento de realização pessoal ao assumir o comando.
Esta associação humanitária celebrará, a 15 de junho de 2025, o seu 98.º aniversário, com a missão de sempre: servir a comunidade com dedicação, profissionalismo e espírito de voluntariado.
O presidente da associação, Lino Rocha, não escondeu o “enorme respeito” pelo novo comandante e disse acreditar nas suas capacidades para levar a associação a um futuro de progresso e de sucesso. “Depositamos em si a nossa total confiança para liderar o nosso corpo de bombeiros com a mesma dedicação, competência e espírito de serviço que sempre nos caracterizaram. Sob a sua liderança, o nosso corpo de bombeiros certamente que continuará a crescer, a inovar e a responder com eficácia aos desafios que se colocam”, enfatizou na sua intervenção.

66 Recomendações
1367 visualizações
bookmark icon