Região

Residência Artística decorre na Fundação Condessa de Penha Longa

• Favoritos: 43


Desde o início do mês de julho a Fundação Condessa de Penha Longa, em Cucujães, promove uma Residência Artística fruto de uma parceria com a Associação Pousio – Arte e Cultura.
Nesse âmbito, e a residirem na Gandarinha, encontram-se sete artistas nacionais; Luísa Ramires, Maria Pato, Diogo Nunes, Margarida Rodrigues, Romano Saraiva, Martim e Marta Xavier.
Vêm de várias zonas do país, desde Coimbra, Constância, Mira de Aire e Lisboa, trabalhando técnicas entre a escultura, o têxtil, o desenho, a pintura e a música. Para além das suas próprias criações, têm vindo a realizar atividades com as crianças do Colégio da Gandarinha no seu ATL de Verão, este ano sob o tema Natureza e Arte, procurando captar as sombras das árvores e plantas, fazendo desenhos com o vento ou ainda danças ao som do clarinete, o que tem entusiasmado muito as crianças.
Inspirando-se nas estruturas locais para reduzir a pegada ecológica e criar relação com a população, os artistas visitaram várias indústrias onde recolheram material que estão a utilizar nas suas obras, além de uma deslocação ao atelier do escultor Paulo Neves.
Em setembro próximo serão apresentados os seus trabalhos finais na Gandarinha, alguns inspirados em certas zonas da quinta, na história da Fundação Condessa de Penha Longa ou na sua interação com as crianças.

43 Recomendações
284 visualizações
bookmark icon