Região

Ovar cria grupo de ação para fiscalizar e defender área florestal

• Favoritos: 59


Proteger o Perímetro Florestal de Ovar é o grande objetivo de vários profissionais de diferentes áreas que se associaram ao Grupo de Conservação da Natureza +Pinhal, para, desta forma, dinamizar “todas as ações necessárias” para proteger a floresta

Criado em janeiro, pela mão de ambientalistas deste concelho vareiro, este grupo já ultrapassa os 1.300 seguidores na Internet e conta com mais de 110 associados formais, distribuídos por diferentes órgãos sociais. Entre eles encontram-se biólogos, engenheiros do ambiente, docentes, médicos, advogados, juristas, arquitetos, urbanistas, empresários, designers e até políticos de vários quadrantes ideológicos, moradores no concelho e arredores.
O grupo tem como objetivo criar uma associação para facilitar e agilizar todas as ações necessárias à proteção do Pinhal de Ovar, incluindo medidas legais e, se necessário, a abertura de processos criminais, conforme foi tornado público por uma das responsáveis do grupo.
O Plano de Gestão Florestal do Pinhal de Ovar, definido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para uma área de 2.584 hectares, gerou polémica em 2022 e foi notícia em vários órgão de comunicação social devido à decisão de abater 250 hectares de pinheiro-bravo até 2026 e à prática de resinagem à morte de grande parte das árvores. Esta medida foi fortemente contestada, originando uma petição pública que reuniu 18.877 assinaturas.

59 Recomendações
330 visualizações
bookmark icon