Região

Martz Inura apresenta ‘TriCidades de Deus’

• Favoritos: 32


O autor Martz Inura vai apresentar a sua mais recente obra literária no próximo dia 24 deste mês, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. A apresentação está a cargo de Samuel Oliveira.

Martz Inura é o pseudónimo de Emídio Ferreira de Aguiar. Nascido em 1945, em Carregosa (Oliveira de Azeméis), o autor é também colaborador d’O Regional’ e ‘TriCidades de Deus’ é um romance de ficção histórica.
Segundo se pode ler na sinopse do livro, este “procura recriar a realidade do dia-a-dia da cidade de Lisboa nos inícios do século XV, quando esta era constituída por três comunidades: cristãos, mouros e judeus, que, dependentes de um mesmo soberano, se organizavam como autênticas Cidades-Estado”.
Na mesma nota preliminar, o autor questiona se haverá uma fórmula para que as religiões todas se respeitem umas às outras, frisando que “têm sido ensaiados vários processos políticos durante a História” e que as religiões são “frequentemente usadas como cola destinada a cimentar a identidade de um povo, que, com a mente assim formada se recusa aceitar ideias divergentes e deus estrangeiros”.
Neste sentido, Martz Inura acredita que o seu livro, “equacionando o problema por volta de 1402, em Lisboa, onde estava a ser vivenciado há séculos, talvez dê sobre o assunto algumas indicações aos leitores”.
Recorde-se que a primeira publicação de Martz Inura foi ‘Sinfonias Incompletas’ (poesia), em 2004. Além de outros livros em poesia e, depois, em prosa, também tem publicações de ensaios. Em 2008, recebeu o prémio João da Silva Correia, da Câmara de S. João da Madeira, com a obra ‘Viagem ao Fim do Império’, um romance ligado à guerra colonial. Nos últimos anos, publicou em 2013 ‘Uma História de Lisboa’, em 2015 ‘À Sombra de Herculano’ e em 2020 ‘Uma Traição Portuguesa’. A sua nota biográfica destaca a carreira militar, no posto de Tenente Coronel, e a licenciatura em sociologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A apresentação na biblioteca sanjoanense, está marcada para as 11 horas, de 24 de setembro.

 

32 Recomendações
160 visualizações
bookmark icon