Foi no mês de abril passado que o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Arrifana, João Brito,
João Brito, com 41 anos, é o décimo comandante dos Bombeiros Voluntários de Arrifana a tomar posse. “É uma grande responsabilidade. Acarreta o respeito pela honra e memória dos nove comandantes que tomaram posse antes de mim”, afirmou o comandante, em declarações ao jornal “O Regional”, reforçando que os líderes anteriores sempre serviram os bombeiros em prol da causa e da comunidade. “É uma passagem de testemunho. Antes, quem estava a gerir a casa tinha a responsabilidade de assumir tudo o que acontecesse. Hoje, esse papel cabe-me mim; deixa de haver uma rede de segurança”, considerou João Brito.
Apesar do peso da responsabilidade inerente ao cargo, é com “orgulho” que o novo comandante assume a missão da corporação arrifanense. Espera não defraudar as expectativas da comunidade e dos seus colegas. Para João Brito, esse é também o seu maior desafio enquanto comandante.
“Sei que é impossível agradar a todos, mas o meu objetivo é proporcionar aos meus bombeiros e às minhas bombeiras tudo aquilo que merecem, desde o devido reconhecimento até às devidas condições para a concretização de trabalhos conjuntos”, exemplificou, acrescentando com confiança: “A comunidade pode esperar de mim, enquanto comandante e dos bombeiros que comanda, o mesmo zelo, a mesma entrega, o mesmo espírito de sacrifício e o mesmo profissionalismo que os bombeiros de Arrifana têm conseguido fornecer à população, mesmo nos tempos de maior dificuldade. Não há nenhuma corporação de bombeiros voluntários que não tenha sido criada pela sua própria comunidade; somos o espelho da comunidade!”
Pai de uma menina de cinco anos, João Brito encara este novo desafio da mesma forma como encarou a paternidade. “Por muito que achemos que estamos preparados para algo, temos que nos preparar para imprevistos, naturalmente. Sinto-me preparado para assumir esta função e aberto aos desafios que irão surgir, mantendo, sempre, uma capacidade de flexibilidade para me adaptar às eventuais mudanças”, garantiu o comandante do corpo de bombeiros.
Quem é João Brito?
João Carlos Brito Ferreira Costa Silva tem uma pós-graduação em Proteção Civil e uma licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Bombeiro desde o dia 1 de junho de 2002, iniciou a sua carreira de bombeiro voluntário no corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ovar (AHBVO), onde esteve até 31 de outubro de 2023.
Na corporação ovarense, conquistou a categoria de Bombeiro de 1.ª desde 2021 e assumiu funções como coordenador (em regime de substituição) da área de planeamento, operações e informações do núcleo de apoio e estado-maior, de 2022 a outubro de 2023, assim como oficial de ligação da AHBVO no Gabinete de Crise do município de Ovar durante o cerco sanitário.


No que diz respeito à experiência profissional do comandante empossado, João Brito foi Técnico de Ambulância de Emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de 2008 a 2016, sendo que desde 2016 até à atualidade é formador interno da Escola Nacional de Bombeiros. “Em termos profissionais, além de formar bombeiros, também formo cidadãos”, completou João Brito ao jornal “O Regional”.
De realçar que, desde 2012, o agora comandante da corporação arrifanense foi formador externo nas áreas de combate a incêndios rurais, de salvamento rodoviário, de tripulante de ambulância de transporte e de suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa.
Em 2013, 2014 e 2021, João Brito foi operador auxiliar de telecomunicações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil durante os níveis de maior empenhamento dos respetivos Dispositivos Especiais de Combate a Incêndios Florestais/Rurais.
A formação profissional de João Brito também é extensa. Nos últimos três anos, por exemplo, destaca-se a formação através da Federal Emergency Management Agency (FEMA) e National Fire Academy, esta última uma subdivisão da FEMA, assim como da Escola Nacional de Bombeiros.