O dia das Fogaceiras é hoje celebrado no concelho de Santa Maria da Feira, com um programa que cumpre as medidas sanitárias em vigor, mas que não deixa de ter vários e diversificados momentos culturais, até 31 de janeiro.
Hoje, 20 de janeiro, há fogaças pela região, assinalando-se o dia das Fogaceiras.
Santa Maria da Feira volta a cumprir o voto ao mártir S. Sebastião, na Festa das Fogaceiras, mantendo aquela que é uma secular tradição e pedindo também “proteção contra a ‘peste’ dos dias de hoje, a covid-19”, conforme indica o Munícipio.
O programa da Festa das Fogaceiras contará com um “número muito reduzido” de participantes. Hoje, dia 20, há o tradicional Cortejo Cívico, a Missa Solene com bênção das fogaças, e ainda a procissão.
Dado o contexto pandémico, o número de meninas participantes no cortejo será, este ano, “limitado a uma menina por freguesia, em representação de todo o concelho de Santa Maria da Feira”, tal como aconteceu no ano passado.
Assim, das mais de 350 meninas vestidas de branco com a fogaça à cabeça que, anualmente, cumprem esta tradição de mais de 500 anos, serão, em 2022, apenas 31 fogaceiras.
A Missa Solene de Bênção das Fogaças vai ser transmitida, em direto, no facebook do Munícipio, mas a população que queira participar na eucaristia pode fazê-lo, desde que respeitando a lotação limitada da Igreja (50 lugares).
“Para garantir uma maior segurança a esta festividade”, a Câmara Municipal da Feira disponibiliza, nas imediações da igreja matriz, um espaço para que os devotos possam realizar teste à covid-19 antes da entrada na igreja.
A autarquia assegura igualmente a testagem de todos os elementos que integram oficialmente a Festa das Fogaceiras 2022.
O dia das Fogaceiras termina com um espetáculo de sátira e comédia com o Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira, às 21h30, no Cineteatro António Lamoso. “Ensaio Geral” é o espetáculo de teatro-revista que, de acordo com informações do munícipio, “promete momentos de boa disposição”. “Numa época em que tanto se fala da transição verde, a ecologia terá lugar de destaque nesta noite que abordará também o ecossistema… político”, acrescenta a mesma fonte.
De referir que a Festa das Fogaceiras é assinalada durante todo o mês de janeiro, até ao dia 31 de janeiro, com uma programação cultural e artística, em diferentes equipamentos culturais municipais, e que vai desde a música ao teatro de revista e à recriação histórica, das oficinas aos workshops.