Profissional de saúde e empresário sanjoanense, foi eleito com 58,57% dos votos. O candidato do PSD, Fausto Sá, de 82 anos, venceu as eleições para a Junta de Freguesia do Vale, em Santa Maria da Feira, com 58,57% dos votos – o que corresponde a 687 votos e seis mandatos.
O PS obteve 37,85% (444 votos) e três mandatos, registando-se ainda 1,96% de votos em branco (23) e 1,62% de votos nulos (19).
No discurso da vitória, o novo presidente afirmou que “ganhámos pela maioria e acho que foi a vitória certa”. Durante a caravana que percorreu a freguesia, sublinhou: “São dezenas e dezenas de carros a desfilar.
Nunca pensei que tivéssemos uma apoteose como esta”.
Empresário e profissional de saúde, Fausto Sá dispensa apresentações. É o fundador e o nome máximo do grupo clínico-empresarial Centro Médico da Praça (CMP), cuja primeira unidade surgiu em 1985, em São João da Madeira, estando atualmente representado em várias cidades.
Foi um dos primeiros especialistas em Análises Clínicas a concluir o Curso de Administração e Ensino em Portugal, distinguindo-se pela experiência e pela ligação de décadas ao setor da saúde.
Ao longo dos anos, presidiu à Assembleia de Freguesia e liderou várias instituições locais, pautando a sua intervenção pelo “espírito de missão, proximidade e dedicação à terra”. Numa das muitas entrevistas a ´O Regional´, recordou que a política nunca foi uma vocação nem uma ambição pessoal.
Ainda assim, após mais de trinta anos de militância partidária, aceitou o convite, em eleições anteriores, para se candidatar à presidência da Junta do Vale.
Agora, de regresso às urnas e com nova vitória, Fausto Sá afirmou que a experiência passada reforçou a determinação em “defender a verdade, a transparência e o melhor para o povo”, garantindo que o novo mandato será marcado por “proximidade e serviço à comunidade”.