Foi anunciado na manhã de ontem, pelo prefeito Amadeu Albergaria, no Salão Nobre da Prefeitura, a ampliação da oferta educacional na Escola Básica de Paços de Brandão, que passará a incluir o Ensino Médio já a partir do próximo ano letivo (2025/2026).
Essa evolução marca um passo estratégico no fortalecimento da rede pública de Ensino Médio no município de Santa Maria da Feira, respondendo à crescente demanda em um território com cerca de 140 mil habitantes, onde a oferta atual tem se mostrado insuficiente.
No ano letivo de 2025/2026, a escola vai avançar com duas turmas dos Cursos Científico-Humanísticos: uma de Línguas e Humanidades e outra de Ciências e Tecnologias, cada uma com capacidade para 28 alunos. Esses cursos seguem um plano de estudos aprovado pelo Ministério da Educação.
Além da nova oferta imediata, já está prevista uma expansão futura que contempla a ampliação da oferta formativa para os cursos de Artes Visuais e Economia, a ser realizada de forma progressiva.
Essa ampliação será acompanhada de um investimento estruturante na requalificação e ampliação da escola com novos prédios, em projeto já em andamento, para obra com início de construção prevista para 2027, com o objetivo de garantir as condições físicas e pedagógicas adequadas às novas valências.
De acordo com o presidente da autarquia feirense este projeto “representa um investimento de 8,5 milhões de euros, repartidos pela autarquia e também por fundos comunitários que rondarão os 6 milhões de euros”.
A introdução do Ensino Médio em Paços de Brandão permitirá reforçar a igualdade de acesso à educação pública no município, evitar deslocamentos desnecessários de alunos para fora de sua área de residência e garantir a continuidade pedagógica dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão.