Região

A Delegação da Ordem dos Advogados homenageia Aristides de Sousa Mendes

• Favoritos: 19


Com a presença do Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, a Delegação de Oliveira de Azeméis daquela ordem profissional promove e vai abrir ao público, no próximo sábado, 17 de julho, pelas 18h30, na Casa Museu Regional da cidade, uma exposição itinerante, constituída por mais de 40 obras de artistas nacionais, denominada “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA” - Caminhos da Memória.
A mostra tem por objetivo prestar homenagem (póstuma) a Aristides de Sousa Mendes, um beirão nascido a 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato, que, em 1907, se formou em Direito na Universidade de Coimbra e que depois fez uma larga carreira diplomática por diversos países, muito honrosa para Portugal.
Desde 1 de agosto de 1938, a julho de 1940, Aristides de Sousa Mendes foi Cônsul de Portugal na cidade francesa de Bordéus onde se tornou célebre e admirado por ter cometido a ousadia e a coragem de desobedecer às ordens de Salazar, concedendo milhares de vistos de trânsito para Portugal aos judeus acossados pelos nazis, salvando muitas vidas humanas, numa sublime generosidade que lhe custou a exoneração do consulado, expulsão definitiva da vida diplomática e proibição de exercer a advocacia. E o altruísta e homem justo passou a viver pobre com a ajuda de amigos e veio a morrer pobre, aos 69 anos, a 3 de abril de 1964, em Lisboa, numa cama do hospital da Ordem Terceira.
Precedendo a exposição, haverá visita à sede, pelas 17 horas, com o Bastonário da Ordem dos Advogados a inaugurar as novas instalações da Delegação de Oliveira de Azeméis, situadas na Rua Marquês de Abrantes 130.

19 Recomendações
23 visualizações
bookmark icon