Quem é o Médico de Família?

Quem é o Médico de Família?

O Médico de Família é o médico especialista em Medicina Geral e Familiar. É um dos primeiros contactos do utente com os Cuidados de Saúde. É o médico que vê o utente como um todo, maior que a soma de todas as suas partes e dimensões: biológica, psicológica e social.
É aquele que acompanha o utente nas diferentes fases da sua vida, desde o nascimento, infância, adolescência, idade adulta e velhice. O que conhece e habitualmente segue a família: o filho, o neto, o pai, o avô, e que enquadra o utente no seu meio familiar e social.
O papel do médico de família tem por finalidade a promoção de saúde e prevenção de doença, com base nas mais recentes evidências científicas. Para isso, atualiza-se através de artigos, revistas científicas, reuniões, congressos e fazendo, também ele, trabalhos e estudos científicos.
A prevenção é realizada a vários níveis. Entre as medidas preventivas, incluem-se a modificação de fatores de risco para doença, o diagnóstico precoce, o tratamento da situação aguda e/ou crónica e prevenção das suas complicações, a reabilitação e a prevenção do burnout do profissional e do cuidador. Uma boa relação médico-utente, para a qual ambos contribuem, assume, por isso, um papel fundamental.
Mas o médico de família não trabalha sozinho! Está integrado numa equipa de profissionais, da qual fazem parte o enfermeiro e o secretário clínico, entre outros, e que trabalham para o mesmo objetivo: o melhor para a saúde do utente. Frequentemente, tem também a seu cargo a orientação de médicos internos de formação específica ou outros profissionais, e que integram a mesma equipa.
Cabe ainda ao médico de família fazer a “ponte” para os cuidados hospitalares, referenciando quando necessário, assim como, efetuar o acompanhamento durante e quando esses cuidados não são mais precisos.
Não podemos esquecer que o Médico de Família, antes de ser médico, é também pessoa, integrada numa família, sociedade, com os seus próprios problemas que, muitas vezes, têm de ser colocados de lado para poder cuidar de quem precisa.

Esse, é o Médico de família.

Dra. Bruna Tavares

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of