Presidente da Câmara elogia sanjoanenses pelo uso de máscaras comunitárias

Presidente da Câmara elogia sanjoanenses pelo uso de máscaras comunitárias

Cerca de 400 máscaras já foram entregues pela autarquia no Mercado Municipal de S. João da Madeira e nos autocarros do TUS. O autarca reconhece o empenhamento dos sanjoanenses no uso da mesma

Pouco mais de 200 máscaras no Mercado Municipal e 150 nos autocarros do TUS. Estes são os números das entregas efetuadas pela Câmara de S. João da Madeira, na última semana, a clientes e passageiros que se apresentaram sem essas proteções individuais nesses serviços. Esses são números inferiores àqueles para os quais a autarquia estava preparada, o que é revelador de que os sanjoanenses estão a respeitar o uso de máscaras no combate à propagação da pandemia da Covid-19.
Esse entendimento é assumido pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, que regista com “muita satisfação” o facto de ter sido necessário distribuir “pouquíssimas máscaras” no Mercado e no TUS, “o que exprime bem o modo como os sanjoanenses interiorizaram rapidamente as regras de segurança e de proteção que foram estabelecidas”, nomeadamente “em matéria de obrigatoriedade do uso de máscaras” em espaços como os transportes públicos e espaços comerciais.
 
“Ação de sensibilização”
 A entrega que decorreu até ao último sábado no TUS e no Mercado Municipal constituiu, como salienta o autarca, constituiu “uma ação de sensibilização”, que teve também uma vertente “pedagógica”, e que irá ter continuidade através de outras iniciativas, chamando a atenção dos cidadãos para a “necessidade de comprarem máscaras, pois estas vão passar a ser um utensílio ou acessório pessoal semelhante a todos os outros que compramos com normalidade no nosso dia-a-dia”.
Assim, ainda esta semana, arranca uma campanha dirigida ao comércio de rua da cidade, com a Câmara Municipal de S. João da Madeira, em articulação com a Associação Comercial do concelho, a entregar viseiras oferecidas ao município pela empresa Simoldes, um dos principais grupos económicos da região, assim como máscaras que a autarquia recebeu da embaixada da China, entidades às quais o Presidente da edilidade manifesta “profundo agradecimento”.
 
Máscaras para a população
 Jorge Vultos Sequeira realça ainda que “estão em produção na ERT, uma empresa de S. João da Madeira, máscaras comunitárias de grande qualidade, que irão ser distribuídas a toda a população, numa ação de sensibilização geral dos sanjoanenses para a temática da saúde pública”. O autarca realça o facto de este processo envolver “um produtor sanjoanense, como forma de apoio à economia local”, sendo este um investimento municipal da ordem dos 30 mil euros, segundo o Regional apurou.  
O nosso jornal sabe que essas máscaras que vão a ser entregues aos sanjoanenses dispõem já de certificação para, pelo menos, 5 lavagens. Mas os testes a esse modelo vão continuar, pelo que essa indicação poderá vir a ser entretanto atualizada, dando conta de um maior número de lavagens e, consequentemente, de utilizações possíveis.
Reforçando o apelo a que a população respeite as regras decorrentes da situação de calamidade em que o país se encontra devido à pandemia da Covid-19, o Presidente da Câmara insiste na mensagem para que os sanjoanenses se mantenham “atentos e vigilantes”, para “evitar um crescimento exponencial do número de casos” em S. João da Madeira.

António Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.