Tomada de Posse da AMJ contou com participação de cantautor que foi deputado à Assembleia Constituinte
Afonso Dia cantou com Zeca Afonso e é foi um dos signatários da Constituição da República de 1976.
Está em curso a edição do ano letivo 2022/2023 da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira, tendo-se realizado, no passado dias 15 de fevereiro, a tomada de posse do conjunto de 36 estudantes que integram as listas vencedoras das eleições realizadas nos três agrupamentos de escolas do concelho – João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Serafim Leite – e no Centro de Educação Integral (CEI).
Tendo decorrido na sala de sessões da Assembleia Municipal de S. João da Madeira, a cerimónia de instalação da AMJ nesta sua quinta edição incluiu momentos musicais interpretados por Afonso Dias – também poeta, ator e encenador –, que cantou ao lado de nomes como Zeca Afonso, Francisco Fanhais ou Pedro Barroso, tendo sido ainda um dos fundadores, em 1974, do Grupo de Ação Cultural (GAC), conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores.
Particularmente relevante na sua biografia – e para a sua presença nesta sessão inaugural da edição 2022/2023 da AMJ – é o facto de ter sido um lutador pela democracia, militando contra a ditadura do Estado Novo. Em 1975/76, foi deputado à Assembleia Constituinte pela UDP e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de Abril de 1976.
Jovens vão escolher figura internacional a homenagear pelo município
A sessão registou igualmente intervenções da representante eleita da AMJ cessante, Lara Oliveira, da presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e do presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, com referências à relevância da promoção da participação cívica de crianças e jovens e à importância da presença de Afonso Dias na cerimónia, pela sua ligação a um momento tão significativo da história da democracia em Portugal como foi a votação da Constituição da República de 1976.
O autarca lançou um desafio para que os alunos e alunas que fazem parte da AMJ escolham uma figura internacional a homenagear na cidade, através da construção de um monumento público. Em cima da mesa estão cinco nomes: Nelson Mandela, Martin Luther King; Gandhi; Johannes Gutenberg e Anne Frank.
A anteceder a chamada de cada jovem e criança das diferentes bancadas para formalização da tomada de posse com a sua assinatura, procedeu-se à celebração de um acordo entre a Assembleia Municipal de S. João da Madeira e a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Essa parceria tem em vista, nomeadamente, a avaliação impacto da AMJ, a realização de workshop prático sobre direitos, liberdades e garantias e a apresentação de propostas de melhoria deste projeto que visa a participação juventude na reflexão e debate sobre temas do seu interesse.