O novo coordenador garante que a IL terá um papel “fundamental” na vida dos sanjoanenses e destaca a responsabilidade do partido em “apresentar soluções e propostas construtivas”
Tiago Lima foi eleito, no passado sábado, dia 10 de maio, como o novo coordenador do Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal (IL) de S. João da Madeira. A eleição decorreu durante o Plenário Eletivo do núcleo, realizado no Auditório do Museu da Chapelaria. Lima foi eleito por unanimidade dos votos, numa lista única que integra ainda Mário Pessegueiro na vice-coordenação. Recorde-se que Pessegueiro foi o coordenador do núcleo entre 2023 e 2025.
No mesmo plenário teve lugar a eleição da Mesa do Plenário para o próximo mandato, com Fernando Saraiva a manter a presidência da mesma.
“A IL é um partido que veio para ficar no espetro político português e o mesmo se passa nos vários concelhos do país, onde S. João da Madeira não é exceção. A minha eleição seguirá o trabalho desenvolvido pelo anterior coordenador, o arquiteto Mário Pessegueiro, que conseguiu coordenar os membros e instalar a IL em S. João da Madeira”, refere Tiago Lima em nota de imprensa, enviada à nossa redação.
Para além da formalização da instalação do partido, a definição desta estrutura permitiu uma condução efetiva dos trabalhos no terreno. Para os próximos dois anos de mandato, preveem-se muitos desafios e é fundamental dar continuidade ao bom trabalho realizado até agora.
O novo coordenador assume que a IL “terá um papel fundamental na vida dos sanjoanenses” e, além disso, “tem a responsabilidade de apresentar soluções e propostas construtivas para combater a estagnação que se sente no país e, sobretudo, no concelho. A política faz-se de pessoas mas, acima de tudo, faz-se para as pessoas. As ideias e os valores liberais seguem como princípio uma boa gestão do Estado, nomeadamente dos impostos dos contribuintes, uma livre escolha de todos ao acesso à saúde e à educação, a diminuição da burocracia de todos os setores, melhores condições de acesso aos transportes e à habitação, entre outros. O desafio é grande, mas a cidade e o país merecem melhores destinos e foi nesse sentido que assumi a candidatura à coordenação”.
“Muita confiança no futuro”
Na mesma nota de imprensa, acrescenta que é com “ambição, confiança e sentido de responsabilidade” que a coordenação desta força partidária pretende “mobilizar os liberais sanjoanenses a ter uma participação e uma voz ativa na cidade, no sentido de reforçar e melhorar as condições de vida dos sanjoanenses”, estabelecendo como prioridades o apoio ao desenvolvimento industrial e ao comércio local, estabelecer políticas de habitação, melhorar as acessibilidades e os transportes, incentivar o investimento na saúde, na educação e no desporto, dá conta ainda a mesma nota. “Depois da implementação da IL na cidade, chegou a altura de consolidar o partido no nosso território e dar voz aos valores e aos ideais do liberalismo.”
Mário Pessegueiro, vice-coordenador do Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal de S. João da Madeira e antigo coordenador, citado na mesma nota de imprensa, diz que é com “muita confiança no futuro” que passa testemunho deste cargo a Tiago Lima. “Tenho muita fé na sua competência, pois o Tiago será capaz de auscultar as aspirações que os sanjoanenses têm, para que o nosso concelho se torne mais próspero e proporcione melhor qualidade de vida a toda a população.”