O tradicional Jantar de Reis do PSD reuniu, na noite da passada sexta feira, dia 31 de janeiro, mais de 300 pessoas na Oliva Creative Factory, assinalando os 50 anos do partido na cidade homenageando antigos autarcas social-democratas.
O Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, destacou a necessidade de uma nova direção para a cidade, afirmando que “S. João da Madeira merece muito mais”. Na sua intervenção, elogiou três figuras sanjoanenses com responsabilidades a nível nacional: Manuel Castro Almeida, Paulo Cavaleiro e João Almeida, referindo-se ao primeiro como “um dos mais extraordinários quadros que o PSD tem, um autarca de referência, um dos melhores de sempre”.
Hugo Soares manifestou confiança na vitória do partido nas próximas eleições, afirmando que “Sente-se a vitória em S. João da Madeira. Ao contrário do que possam pensar, aquele que nos levará à vitória não está longe e, se calhar, está entre nós”. Acrescentou ainda que a cidade “precisa de uma mudança, e não é pelo PSD, mas sim por aqueles que escolhem este concelho” para viver e para trabalhar.
Emídio Sousa, Presidente da Distrital do PSD, reforçou a necessidade de uma nova liderança ao recordar o passado dinâmico da cidade: “S. João da Madeira continuou a crescer, primeiro com Manuel Cambra, que fez obras muito bem feitas, e depois com um período notável de Castro Almeida, com investimentos importantíssimos para o desenvolvimento económico e para a qualificação dos espaços”. Questionando, ainda: “O que é que se perdeu? Que empresas foram atraídas? Será que os vossos filhos vão conseguir ficar aqui? Que perspetivas de emprego temos para os jovens?”, focando-se no que foi feito nos últimos oito anos sob governação socialista.
O Presidente da Distrital do PSD afirmou, igualmente, que “Temos de voltar a ter o PSD a liderar a Câmara Municipal de S. João da Madeira”, garantindo que acredita na vitória do partido nas próximas eleições autárquicas.
Manuel Castro Almeida, Ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, destacou a importância da transição, afirmando que “Há uma grande dinâmica e uma grande vontade de mudança em S. João da Madeira, e o PSD é fundamental”. Acrescentando ainda ter “a noção de que os sanjoanenses merecem bastante melhor do que aquilo que estão a receber desta governação” da cidade.
Tiago Correia, Presidente do PSD de S. João da Madeira, prometeu “um projeto forte, ambicioso e que coloque a cidade no caminho do desenvolvimento, da inovação tecnológica, da captação de investimento, da criação de emprego e da riqueza”. Defendeu ainda uma cidade “com protagonismo liderante, uma cidade pensada”, lamentando que o atual executivo tenha “estragado a palavra futuro”.
Gonçalo Fernandes, da Juventude Social Democrata (JSD), exaltou a importância da história e tradição do partido na cidade, considerando que “a energia, a força e a vitalidade do PSD de S. João da Madeira está bem presente”. Reafirmando e relembrando ainda que “os sanjoanenses serão chamados este ano a decidir quem querem ver a liderar o futuro da cidade”.
O jantar, que juntou militantes, autarcas e simpatizantes, refletiu a intenção do partido em recuperar a liderança da cidade, num clima de mobilização política para os desafios futuros. Durante o evento, foram também homenageadas várias personalidades que, ao longo dos últimos 50 anos, representaram o partido e a cidade de diversas formas, deixando a sua marca na política local e nacional.