Este verão, as piscinas exteriores contabilizaram 53 mil e 581 entradas e uma receita de 192 mil euros. Os dados foram avançados na reunião camarária, onde a discussão se centrou na retoma do projeto da autoria do arquiteto Souto Moura.
A discussão sobre a reformulação do projeto das piscinas de S. João da Madeira começou na assembleia municipal na passada quinta-feira e desaguou na reunião de câmara desta segunda-feira. Foi durante a sessão que o presidente da Câmara revelou dados sobre a afluência às piscinas exteriores este verão. Ao todo, 53 mil e 581 entradas foram registadas, um valor que Jorge Sequeira considera “muito importante”.
A piscina registou cerca de 12 mil entradas gratuitas relativas a campos de férias e várias instituições da cidade, um número que espelha, segundo o autarca, “um grande investimento social” da autarquia, estimado em cerca de 10 mil euros. Em termos de receita, este ano as piscinas amealharam 192 mil euros, mais do que os 165 mil registados em 2023, ano em que o equipamento contabilizou 45 mil entradas.
Oposição quer saber o que está previsto, “para que não seja apenas um desenho”
O tema das piscinas foi suscitado pela Coligação PSD/CDS, que repetiu os argumentos usados na assembleia para pedir mais esclarecimentos sobre o que está em causa com a retoma do projeto. O vereador João Almeida recordou que o dossiê sempre esteve “no topo das prioridades” da coligação, que entende que as piscinas são cruciais para “o desenvolvimento do concelho e para a recuperação da liderança em áreas estratégicas”. Mas para a oposição, o executivo pouco tem feito para encontrar soluções e o caso do pavilhão das Travessas, que continua por requalificar, foi novamente lembrado, assim como o “timing” do anúncio da reformulação do projeto, a cerca de um ano das autárquicas. “Queremos saber o que está previsto na reformulação e que garantias é que o sr. Presidente pode dar de que isto terá alguma consequência que não seja apenas um desenho”, frisou João Almeida.
Foto DR Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4003, de 26 de setembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/