O Secretário-Geral do Partido Socialista (PS), o sanjoanense Pedro Nuno Santos, volta a encabeçar a lista de candidatos à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Aveiro. A encerrar a lista socialista está Irene Guimarães, vereadora na Câmara Municipal de São João da Madeira, que, assim, se junta a Pedro Nuno Santos como uma das figuras de destaque do concelho sanjoanense na candidatura.
A lista, aprovada pelos órgãos internos do PS — a 31 de março pela distrital e a 2 de abril pela Comissão Política Nacional — foi formalmente entregue na última segunda-feira, dia 7 de abril, no Tribunal de Aveiro.
Em nota de imprensa, a concelhia do PS refere que Pedro Nuno Santos destacou, no momento da entrega, a qualidade das propostas apresentadas pelo PS para o futuro do país, afirmando que estas vão “ao encontro das necessidades das pessoas”.
A mesma nota dá ainda conta de que o Secretário-Geral socialista sublinhou a “coerência e ambição” do programa: “Depois de ouvirmos as reações dos outros partidos, ficámos todos com a convicção clara de que as nossas medidas, o nosso programa, são muito bons. Uns queixaram-se de que ele era caro, mesmo apresentando uma redução do IRC que custa sensivelmente o mesmo que as nossas medidas; outros disseram que era eleitoralista, o que, em política, significa que as medidas são boas; e outros partidos ainda disseram que eram suas há mais anos, o que também significa que concordam com as nossas medidas.”
Leonardo Martins, presidente da concelhia do PS de São João da Madeira, expressou, na mesma nota, o “orgulho” em ver novamente Pedro Nuno Santos à frente da lista por Aveiro, considerando que o líder “apresenta um projeto ambicioso e está pronto para governar o país”.
Destacou também a escolha de Irene Guimarães para ocupar o último lugar da lista, simbolicamente relevante: “Vivemos tempos exigentes, que convocam os melhores para a ação política. A vereadora Irene Guimarães tem trabalho feito e reconhecido e aceitou de imediato o convite, reforçando a credibilidade do PS local e honrando a cidade de São João da Madeira.”
Irene Guimarães, por seu turno, disse a O Regional que estar na lista e ao lado de Pedro Nuno Santos representa “sentido cívico e de missão, apoiando, de forma empenhada e despretensiosa, uma causa coletiva em que acredito, a do Partido Socialista e, também, uma pessoa, Pedro Nuno Santos, a quem, no atual contexto político, reconheço potenciais competências e qualidades para liderar, politicamente, o nosso país”, enfatizou.