Política

Paulo Cavaleiro leva discussão das acessibilidades de Vale de Cambra ao Parlamento

• Favoritos: 23


A necessidade urgente de melhorar as acessibilidades em Vale de Cambra esteve em debate, na última semana, na Comissão de Economia e Obras Públicas da Assembleia da República, após uma intervenção do deputado eleito pelo Distrito de Aveiro, Paulo Cavaleiro (PSD). O parlamentar alertou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, para a importância de reforçar a ligação das zonas industriais do concelho aos principais eixos viários.
Em comunicado, a que tivemos acesso, o grupo parlamentar de Aveiro do PSD refere que a discussão sobre o assunto surge na sequência de uma visita recente dos deputados do PSD, eleitos por este distrito, a Vale de Cambra, onde garantem que foram “identificadas dificuldades significativas” nos acessos às zonas industriais. Como resultado, foi dirigida ao Governo uma pergunta sobre o prolongamento da rua que atravessa a Zona Industrial de Lordelo/Codal até à Autoestrada A32 e sobre a requalificação da Estrada Regional 224-1, que liga a Zona Industrial do Rossio à mesma via.
Os deputados social-democratas alertam que a insuficiência de infraestruturas rodoviárias compromete o potencial industrial da região, dificultando a competitividade das empresas e travando o desenvolvimento económico local. A melhoria das ligações viárias, sobretudo à A32, é considerada essencial para dinamizar a atividade empresarial e atrair novos investimentos para Vale de Cambra.
“O município de Vale de Cambra enfrenta, há muitos anos, um desafio estrutural, com impacto direto no desenvolvimento económico e na competitividade das suas empresas” – lia-se no texto que suporta a pergunta, para justificar a obra, dando nota de que se trata de um “projeto com um histórico de avanços administrativos”, cuja execução tem sido “travada por questões de prioridade política e falta de colaboração intermunicipal”, refere o deputado, citado na nota de imprensa.
De salientar que, já em 2013, a Infraestruturas de Portugal, S.A., desenvolveu um plano que estimava o custo da obra em cerca de 2 milhões de euros, incluindo a construção de um pequeno viaduto, “mas a sua implementação foi negligenciada”, como se refere na iniciativa.
Os parlamentares social-democratas visitaram Vale de Cambra no final do ano passado, para perceberem as necessidades do concelho, tendo testemunhado a importância da obra para o tecido empresarial. De resto, o acesso às zonas industriais é um anseio antigo, com os deputados a fazerem notar que “são intervenções há muito reivindicadas pelo concelho, na medida em que representam uma garantia de acessos mais rápidos e eficientes às principais vias rodoviárias, promovendo, assim, melhores condições para a instalação e expansão de empresas na região”.

23 Recomendações
332 visualizações
bookmark icon