Política

LIVRE visita Ecos Urbanos e aponta prioridades para o distrito

• Favoritos: 18


Filipe Honório, adjunto no Gabinete Parlamentar do LIVRE e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro nas legislativas antecipadas do próximo domingo, passou por S. João da Madeira na última semana de campanha.
A visita teve como destino a Associação de Jovens ECOS URBANOS, onde procurou conhecer os projetos e iniciativas promovidos pela organização.
Em declarações a ´O Regional´, o cabeça de lista referiu que, durante o encontro, foi possível abordar algumas das principais preocupações sociais da região, assim como identificar desafios locais e eventuais necessidades em termos de recursos e enquadramento legislativo.
Na visita aos ECOS URBANOS, o partido quis perceber os projetos que a associação desenvolve e também aquilo que é o seu conhecimento da associação relativamente aos problemas sociais ou desafios sociais que enfrenta, tanto na área social como cultural.
“Projetos que são mais para o público jovem, nomeadamente de intervenção até nos bairros sociais de S. João da Madeira, e também perceber algumas das dificuldades que, neste momento, passam não só por questões de financiamento uma vez que a atividade é feita projeto a projeto; há também a dificuldade da sustentabilidade pós-financiamento desses mesmos projetos e, também, a questão do relacionamento da associação com respostas protocoladas com a Segurança Social, e que aí também há dificuldades na interação com a própria Segurança Social, com as estruturas, com os serviços, e que, portanto, também precisam de ser mais agilizadas”, refere o candidato.
Filipe Honório enfatiza a ´O Regional´que esta foi uma das preocupações que a própria associação levantou durante o encontro, e ainda algumas questões do ponto de vista “legal”, nomeadamente a Lei de Acolhimento. “Houve novidades neste último ano, inseridas a nível legislativo, e que, também no entender da associação, mereciam uma maior qualificação.
E, portanto, há também essa necessidade que foi identificada e, da parte do LIVRE até pelo espírito de projetos unitários, intervenção social, etc., algo que nos faz muito sentido e que é necessário. Portanto, é importante também facilitar a atividade deste tipo de associações.”
Recorde-se que Filipe Honório, 34 anos, reside desde o ano passado em S. João da Madeira, para onde se mudou por razões profissionais.
Natural de Leiria, é técnico superior e trabalha como adjunto no Gabinete Parlamentar do LIVRE na Assembleia da República.
Entre as prioridades para estas legislativas, o cabeça de lista reforça que o partido quer continuar a chegar cada vez mais “às pessoas” e defende que “sejam cada vez mais” os portugueses que estejam “conscientes” das propostas e medidas do LIVRE. O candidato reforça algumas das áreas prioritárias definidas para o distrito nestas eleições, que passam pela habitação, o combate às alterações climáticas, a crise ecológica, a saúde, a educação e a mobilidade. “Há problemas de mobilidade bastante acentuados neste distrito e isso leva a uma questão fundamental, que é a questão da coesão”, afirmou.
Referiu ainda que, neste distrito, verificam-se “graves problemas de coesão, seja entre o meio rural e o meio urbano, seja também entre o nosso meio e o património natural e o que não é. Isto leva a grandes problemas de acessibilidade: as pessoas têm dificuldades em aceder a emprego, a oportunidades de ensino e também a oportunidades de habitação.”
Relativamente à saúde dos portugueses, afiança que “há muito que a mesma vai passando por dificuldades”, acrescentando que os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vêm já do anterior Governo. “A verdade é que também este Governo, infelizmente, não ajudou a resolver nenhum dos problemas que tínhamos. É fundamental que as pessoas tenham condições de acesso à saúde. A saúde deve ser próxima, acessível a toda a gente e ninguém deve ficar de fora do SNS. Isso é fundamental para nós”, concluiu.

18 Recomendações
201 visualizações
bookmark icon