O atual ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, foi nomeado como cabeça-de-lista do Partido Social Democrata (PSD) pelo círculo eleitoral de Portalegre nas eleições legislativas de 18 de maio de 2025.
A escolha foi formalizada ontem, dia 26 de março, durante a reunião da Comissão Política Nacional do partido.
A lista do PSD será composta ainda pelo jovem portalegrense João Pedro Luís, atual Secretário-Geral da Juventude Social Democrata (JSD), que ocupa o segundo lugar. Maria José Poejo será a segunda suplente, com o primeiro suplente ainda a ser definido.
Manuel Castro Almeida possui um vasto percurso profissional e político. Foi presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira entre 2002 e 2013 e, entre 2013 e 2015, exerceu as funções de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no XIX Governo.
Além disso, foi vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto e presidente da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria. Em 1982, iniciou funções como Técnico Superior e mais tarde, Administrador da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Na sua carreira parlamentar, foi Deputado pelo PSD de 1991 a 2002, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, e exerceu as funções de Secretário de Estado da Educação e Desporto no XII Governo, entre 1993 e 1995. Manuel Castro Almeida também foi Secretário-Geral Adjunto, Vice-Presidente e Conselheiro Nacional do PSD, destacando-se como uma figura de relevo no partido.
Com uma forte ligação à região de Portalegre, o PSD aposta agora em Manuel Castro Almeida para reforçar a sua representação parlamentar nas legislativas de 2025, com o objetivo de conquistar a confiança dos eleitores e garantir uma presença sólida no Parlamento.