Jorge Vultos Sequeira eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Metropolitano do Porto
O autarca de S. João da Madeira foi o nome escolhido como novo presidente do Conselho Metropolitano do Porto. Jorge Vultos Sequeira sucede a Eduardo Vítor Rodrigues, que deixa a liderança da AMP após anunciar a renúncia à presidência da Câmara de Gaia, em meados de junho. Será o primeiro autarca de S. João da Madeira a presidir à instituição.
Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, foi eleito na última sexta-feira, dia 30, como novo presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), órgão político da Área Metropolitana do Porto (AMP).
O autarca assumirá funções até ao final do atual mandato autárquico, cujo término está previsto entre setembro e outubro. “As decisões que se tomam na AMP têm muita relevância para os cidadãos em vários níveis, desde a educação até aos transportes”, assegura o autarca a 'O Regional'.
A eleição de Sequeira contou com o apoio unânime dos presentes — 14 votos favoráveis entre os 17 municípios que integram a AMP. O socialista sucede a Eduardo Vítor Rodrigues, também do PS, que liderava o CmP. desde 2017, enquanto assumia as funções de presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. O presidente eleito disse estar “reconhecido” pela confiança que em si “foi depositada” pelos municípios da AMP. “Um dos papéis mais decisivos da AMP está relacionado com a gestão dos fundos comunitários destinados aos 17 municípios que integram a AMP” que, a 12 de junho, assinala 33 anos. Jorge Vultos Sequeira será o primeiro presidente de S. João da Madeira a presidir à instituição
Recorde-se que Eduardo Rodrigues deixará as funções na autarquia de Gaia em junho, após ter anunciado a sua renúncia, na sequência da condenação à perda de mandato pelo crime de peculato de uso — decisão essa já confirmada pelo Tribunal Constitucional, mas ainda passível de reclamação. “Entendo antecipar a saída da Área Metropolitana em relação à saída da câmara municipal, que ocorrerá quando apresentar as contas consolidadas”, afirmou o autarca durante a reunião.
Com esta transição, a liderança do CmP ficará, até às próximas eleições, nas mãos do chefe máximo da Câmara Municipal de S. João da Madeira. A estrutura do órgão será, no entanto, ajustada: Aires Pereira (PSD), presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, e atual segundo vice-presidente, ascenderá a primeiro vice-presidente. O lugar de segundo vice-presidente será agora ocupado por Alberto Costa (PS), presidente da Câmara de Santo Tirso.
No balanço dos seus mandatos à frente da AMP (2017-2025), Eduardo Vítor Rodrigues destacou ainda “a defesa do poder local e dos autarcas, que hoje é tão mal assumida por muitas instâncias, desde o poder central até à própria justiça”.
Já Jorge Vultos Sequeira, que assume agora a presidência do Conselho Metropolitano até ao final do mandato, devido à realização de eleições autárquicas, anunciou a concretização do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), durante o mandato de Eduardo Vítor Rodrigues. O PART “remonta a 2019, e no qual Eduardo Vítor Rodrigues teve uma importância decisiva”, assinalou o novo presidente da AMP.