
O atual presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, será o candidato do Partido Socialista (PS) às próximas eleições autárquicas naquele concelho. A informação foi confirmada a ´O Regional´ por fonte oficial da concelhia do Partido, no fecho da nossa edição, que sublinha “haver uma tradição socialista de continuidade destes cargos, a não ser que o candidato, por motivos pessoais, não queira essa recandidatura”, assegurando que o nome do candidato socialista será formalmente anunciado em breve, numa conferência de imprensa. 'O Regional´ tentou contactar o atual autarca, mas não foi possível obter uma resposta até ao fecho da nossa edição.
Recorde-se que, em junho do ano passado, numa entrevista ao nosso jornal, Jorge Sequeira já admitia a possibilidade de se recandidatar à presidência do município. Na altura, mostrava-se “motivado” com o trabalho desenvolvido e com os projetos em curso, assegurando mesmo ter ideias para os próximos anos, pois considerava que o concelho “não podia estagnar”.
A mesma fonte socialista disse que “há muito que não há dúvidas” dentro do partido que Jorge Vultos Sequeira, de 52 anos e advogado de profissão, será o candidato socialista, e que a sua política de campanha será a de “continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos”.
O atual chefe máximo da autarquia foi reeleito em setembro de 2021, nas últimas autárquicas, com 51,76% dos votos, garantindo a continuidade do PS à frente dos destinos do município. Foi uma vitória que seguiu a tendência iniciada em 2017, quando conquistou a autarquia com 55,37% dos votos, marcando uma viragem política à esquerda, após quatro décadas de governação local afastada do Partido Socialista. Nessa altura, elegeu cinco vereadores.
“Estamos a terminar mais um mandato com um balanço muito positivo tanto internamente, como externamente junto do eleitorado”, refere. Adianta mesmo que “não seria de esperar outra coisa senão a recandidatura” do atual chefe do executivo sanjoanense.
Recorde-se que além das funções como presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira foi recentemente eleito presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), sucedendo a Eduardo Vítor Rodrigues, que deixou a liderança após anunciar a renúncia à presidência da Câmara de Gaia. Esta é a primeira vez que um autarca de S. João da Madeira preside ao órgão político da Área Metropolitana do Porto.
Jorge Sequeira foi formador em Direito Processual Penal no Centro de Estágio do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados. Exerceu diversos cargos no associativismo, nomeadamente como diretor dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, presidente do conselho fiscal de Jovens Ecos Urbanos, presidente da mesa da assembleia geral da ACAIS, membro da Assembleia Municipal de S. João da Madeira e presidente da Comissão Política Concelhia do PS. No XVII Governo Constitucional, desempenhou funções como Chefe de Gabinete do Subsecretário de Estado da Administração Interna.

