A menos de três semanas da data limite para a entrega de todas as candidaturas às eleições autárquicas, a candidatura de Jorge Vultos Sequeira, atual presidente da autarquia sanjoanense (PS), revela os primeiros mandatários para a Câmara. De acordo com a nota de imprensa, Sónia Pinho será a mandatária para a Educação, Vítor Costa para a Cultura e Vanda Avelino para o Ambiente.
Professora coordenadora da escola de Casaldelo, Sónia Pinho justificou a sua aceitação do convite, destacando o percurso que tem acompanhado do atual presidente: “Vou apoiar esta candidatura, acredito neste projeto, nesta equipa, que é muito forte, e estou com eles. Acompanhei o percurso desta equipa fantástica: em oito anos abriram grandes projetos para a educação”, refere.
Já Vítor Costa, professor, pintor e ex-diretor do Centro de Arte de São João da Madeira, sublinha, citado na mesma nota de imprensa, “o papel estratégico” da arte, da cultura, da indústria e da economia no desenvolvimento e na coesão social da cidade, referindo-se a São João da Madeira como exemplo de “boas práticas”, tanto a nível cultural como industrial. O mandatário considera que esses pólos devem ser potenciados: “Investir nessas áreas e nesses polos, fortalecer a sua identidade, é estruturante para o futuro”, afirma. Defende ainda que a internacionalização destas áreas permitirá “trazer o mundo para São João da Madeira” e trará “desenvolvimento social e económico significativo no futuro”. “Jorge Sequeira tem todas as condições, porque tem conhecimento e experiência para levar a bom porto este desígnio”, acrescenta.
Vanda Avelino, para o Ambiente, é professora na Escola João da Silva Correia e tem vindo a participar em vários projetos de educação ambiental. “Há cerca de oito anos, comecei, na escola onde trabalho atualmente, a desenvolver o projeto eco-escolas, tomando mais contacto com esta equipa, e não posso deixar de valorizar o trabalho que tem sido feito no ambiente e que está à vista de toda a gente”, salienta.
O candidato Jorge Sequeira agradeceu publicamente o apoio destas “personalidades independentes, de grande mérito cívico, educacional, intelectual e cultural”. Reforçou, na mesma nota de imprensa enviada à nossa redação, que estes são apoios “muito importantes, pois são pessoas que irão ser exigentes com a nossa candidatura”. Para o candidato, “a intervenção destas personalidades de reconhecido mérito inspira o nosso movimento e é uma garantia de exigência e rigor”.
A candidatura socialista anunciou ainda que irá apresentar novos mandatários em setembro, bem como a respetiva Comissão de Honra.
Candidatos destacam investimentos na Devesa Velha
Ainda de acordo com a nota de imprensa, os candidatos do PS dão conta de uma visita realizada no último sábado à zona da Devesa Velha, numa ação que incluiu contacto direto com a população e passagem por diversas infraestruturas recentemente requalificadas.
Explicam que a visita começou num café local, onde os candidatos conversaram com os moradores, prosseguindo depois pelo novo parque urbano, situado em frente ao Jardim de Infância da Devesa Velha.
A mesma nota refere ainda que os candidatos do PS destacam os investimentos recentes realizados na Devesa Velha, sublinhando “a transformação positiva da zona”. Entre as obras mencionadas, está a “melhoria” dos acessos junto ao Jardim de Infância e a criação de uma zona de cozinha com churrasqueiras na parte traseira dos prédios.
Também na Rua Visconde, que contorna o Parque de Nossa Senhora dos Milagres, foram efetuadas “intervenções de promoção da acessibilidade, construção e retificação de passeios, pavimentação da estrada e criação de um novo parque de estacionamento”, com utilidade para os moradores e para o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado.
A finalizar, referem que está atualmente em curso a construção de 11 habitações sociais, no âmbito do programa 1.º Direito, numa empreitada promovida pela Câmara Municipal. Entre os projetos já concluídos, destaca-se também a renovada Ponte dos Moinhos, que liga a Devesa Velha, em São João da Madeira, à freguesia de S. Roque, no concelho de Oliveira de Azeméis. Esta obra, concluída em 2021, era há muito aguardada pela população e veio melhorar significativamente a ligação entre as duas localidades.
“Com todas estas intervenções, a Devesa Velha tem vindo a consolidar-se como uma zona mais acessível, funcional e equipada, ao serviço dos residentes e da comunidade local.”

