A acusação surgiu durante uma intensa troca de argumentos na assembleia municipal entre a Coligação PSD/CDS e o PS a propósito do serviço de recolha de lixo e limpeza urbana, uma matéria que tem dividido as duas forças políticas.
Gonçalo Fernandes (PSD) afirmou que o concelho tem “um grave problema de recolha de resíduos” e que é frequente ver “contentores cheios durante vários dias” ou “lixo no chão”. O deputado admitiu que há casos de má deposição de lixo, mas apontou o dedo ao executivo por diminuir a frequência da recolha. “Os sanjoanenses pagam mais por um serviço menos completo, com falhas na recolha e na fiscalização”, denunciou.
O presidente da Câmara respondeu às críticas: “Já percebemos que o PSD descobriu uma fileira de comunicação. Vê um contentor do lixo com um saco de lixo fora, tira uma fotografia e manda para os jornais”, denunciou Jorge Sequeira, afirmando que é preciso “defender a imagem da cidade”. “Como presidente de Câmara tenho o dever de dizer que a cidade não tem graves problemas com resíduos, é uma cidade limpa”, sustentou.
Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa n.º 4003, de 26 de setembro de 2024 ou no formato digital, subscrevendo a assinatura em https://oregional.pt/assinaturas/