Filipe Honório, adjunto no Gabinete Parlamentar do LIVRE, foi anunciado como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro nas eleições legislativas antecipadas de maio.
Natural de Leiria, Filipe Honório reside desde o ano passado em S. João da Madeira, para onde se mudou por razões profissionais. Com 33 anos, é técnico superior e trabalha como adjunto no Gabinete Parlamentar do LIVRE na Assembleia da República. Foi anunciado na última semana como cabeça de lista do partido pelo círculo eleitoral de Aveiro nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.
Joana Filipe, de 32 anos, surge como a número dois da candidatura. Natural de Aveiro, é assessora política, membro do Grupo de Contacto (direção nacional) e do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro.
Entre as prioridades para estas legislativas, o cabeça de lista assegura que o partido quer continuar a chegar cada vez mais “às pessoas” e defende que “sejam cada vez mais” os portugueses que estejam “conscientes” das propostas e medidas do LIVRE.
Filipe Honório, em declarações a O Regional, traçou algumas das áreas prioritárias definidas para o distrito nestas eleições, que passam pela habitação, o combate às alterações climáticas, a crise ecológica, a saúde, a educação e a mobilidade. “Há problemas de mobilidade bastante acentuados neste distrito, e isso leva a uma questão fundamental, que é a questão da coesão”, afirmou. Referiu ainda que, neste distrito, verificam-se “graves problemas de coesão, seja entre o meio rural e o meio urbano, seja também entre o nosso meio e o património natural e o que não é. Isto leva a grandes problemas de acessibilidade: as pessoas têm dificuldades em aceder a emprego, a oportunidades de ensino e também a oportunidades de habitação”.
Relativamente à saúde dos portugueses, afiança que “há muito que a mesma vai passando por dificuldades”, acrescentando que os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vêm já do anterior Governo. “A verdade é que também este Governo, infelizmente, não ajudou a resolver nenhum dos problemas que tínhamos. É fundamental que as pessoas tenham condições de acesso à saúde. A saúde deve ser próxima, acessível a toda a gente e ninguém deve ficar de fora do SNS. Isso é fundamental para nós”, concluiu.
A lista é ainda composta por Salomé Gomes, de 43 anos, natural de Santa Maria da Feira, especialista de produto e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro; Rúben Vieira, de 31 anos, natural de Santa Maria da Feira, profissional da área da comunicação e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro; Bruno Santos Fonseca, de 33 anos, natural de Ovar, especialista em Relações Internacionais e membro do Grupo de Coordenação Local distrital de Aveiro; Maria Isabel Bastos, de 63 anos, natural de Aveiro, economista e gestora, com experiência em gestão de empresas, docência no Ensino Superior Politécnico e ainda investigadora científica.Integram também a lista João Paixão, João Quintela, Rúben Elias, Diogo Silva e Diogo Fernandes de Sousa. A lista final lista será apresentada em breve.