
O chamado voto em mobilidade permite aos eleitores votarem uma semana antes, num concelho à sua escolha. Em S. João da Madeira estavam inscritos 925 tendo votado 862. Portugal vai eleger 21 eurodeputados.
Dos milhares de portugueses que votaram antecipadamente no domingo, dia 2, para as Eleições Europeias, que se realizam no próximo fim de semana (8 e 9), estavam inscritos 925 eleitores, para exercerem o seu dever cívico antecipadamente nas duas mesas de voto no edifício do Município de S. João da Madeira. Desses, 862 chegaram, efetivamente, a votar.
576 eram cidadãos residentes em S. João da Madeira, 133 de Oliveira de Azeméis, quatro de Arouca, dois de Aveiro, três de Espinho, dois de Ílhavo, de Ovar votaram seis pessoas, Santa Maria da Feira 96 e de Vale de Cambra duas pessoas.
De salientar que nas eleições legislativas, que se realizaram em março deste ano, registou-se, em S. João da Madeira, 662 inscrições, tendo votado 640 pessoas.
Mais de 448 milhões de pessoas, nos 27 Estados-membros da União Europeia, são chamados às urnas para elegerem os novos membros do Parlamento Europeu. De salientar que, desde as últimas eleições, há cinco anos, a Europa foi surpreendida com uma guerra, o Reino Unido saiu do bloco comunitário e a extrema-direita ganhou terreno em várias nações da União Europeia (EU). Nesse sentido, as eleições do próximo fim de semana, são, por isso, consideradas das mais decisivas, até ao momento, para definir o rumo da Europa.
As primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu realizaram-se de 7 a 10 de junho de 1979.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, elogiou, no último domingo, a adesão dos portugueses ao voto antecipado nas eleições para o Parlamento Europeu, uma solução que, considerou, “facilita muito a vida de muitos portugueses", assumiu, depois de ter exercido o voto antecipado em Celorico de Basto, no distrito de Braga. “É uma resposta muito boa dos portugueses este voto antecipado. Aumentou o número em 20%, vamos ver se aparecem mesmo, mas o dia está bom por todo o território nacional, mesmo nas regiões autónomas, o que significa que não há razão para não comparecerem".
Recorde-se que o Parlamento Europeu (PE) é o único órgão da União Europeia eleito pelos cidadãos. É ali, que os eurodeputados têm como missão discutir questões de âmbito político, social e económico. No mandato que agora termina, o Parlamento Europeu tem 705 deputados, mas, nas próximas eleições, vão ser eleitos 720. Portugal vai eleger 21 eurodeputados e o número varia nos 27 estados-membros. Cada um tem no mínimo seis e, no máximo, 96 deputados.
Ir para o conteúdo

