Já na preparação para as Eleições Autárquicas de 2025, o CDS-PP organizou, no passado dia 1 de março de 2025, em Estarreja, a I Sessão da Academia CDS – Distrital de Aveiro, dedicada à formação e capacitação dos seus dirigentes e autarcas.
O evento teve como objetivo fornecer uma análise aprofundada sobre os desafios e exigências do processo autárquico, abordando temas cruciais para o sucesso nas eleições, como a gestão municipal, as políticas públicas locais e a comunicação política. A sessão contou com a presença de dirigentes e autarcas do partido, comprometidos em aprimorar os seus conhecimentos e competências, destacando-se a participação ativa dos dirigentes da concelhia de São João da Madeira, que partilharam as suas experiências e contribuições no âmbito do debate.
Em nota de imprensa enviada à nossa redação, o partido refere que a formação abordou três temas essenciais: “O primeiro centrou-se no processo administrativo para a apresentação de candidaturas às Autárquicas”, desenvolvendo o conjunto de procedimentos formais e burocráticos necessários à elaboração e formalização da entrega das listas de candidatura aos Órgãos Autárquicos. “Seguiu-se a abordagem ao perfil dos candidatos, explorando diversos critérios e metodologias para a escolha dos melhores candidatos, bem como a melhor forma de definir, em cada concelho e freguesia, e tendo em conta a sua realidade, o perfil adequado dos seus representantes.” Por fim, a sessão debateu o tema das campanhas eleitorais, destacando as “premissas fundamentais” que devem guiar a elaboração e implementação de uma campanha eficaz e vencedora.
André Chambel, vice-presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro, responsável pelo Gabinete de Estudos da Distrital do CDS, citado na nota de imprensa, destaca a importância do processo de seleção criteriosa dos candidatos: “A escolha de um candidato é um processo que deve ser ponderado e corresponder ao perfil mais adequado à realidade de cada concelho. Assim sendo, não há um guião único a seguir, mas uma reflexão usando alguns critérios que partilhámos.”
Por seu turno, Pedro Magalhães, Presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro, reiterou, na mesma comunicação, que o “reforço das competências dos dirigentes e autarcas é fundamental para enfrentarmos os desafios das eleições com confiança e preparação. Com iniciativas como esta, garantimos que as nossas candidaturas são sólidas, bem estruturadas e verdadeiramente representativas das comunidades que queremos servir”.