O evento Cidade no Jardim deste ano, que terá lugar entre 5 e 10 de junho, vai contar com novas regras relativas à venda e gestão dos copos a utilizar durante a festividade. Ao contrário das edições anteriores, o copo contará com uma caução, o que significa que os utilizadores podem reaver o dinheiro aquando da sua devolução. Outra novidade diz respeito ao tamanho dos copos reutilizáveis, disponíveis em 500 e 250 mililitros.
Inicialmente, o valor do copo reutilizável era de dois euros, mas, em reunião de Câmara, Jorge Vultos Sequeira colocou a possibilidade de alterar esse valor para um euro. “Para grupos familiares que se desloquem ao evento, este montante poderá implicar um desembolso de uma quantia elevada. É uma caução, ao contrário do que sucedia nos anos anteriores”, explicou o autarca sanjoanense, realçando que pretendem que a Cidade no Jardim continue a ser um Eco Evento, tal como é classificado desde 2019 pela ERSUC.
Para a coligação ‘A melhor cidade do país’, essa alteração é positiva e resultou numa aprovação unânime do executivo camarário. Uma vez que o evento está próximo, o vereador Tiago Correia questionou se há novidades sobre a programação. “O formato não sairá muito daquilo que tem sido habitual: levar ao palco as coletividades locais”, afirmou Jorge Vultos Sequeira, adiantando que todas as tasquinhas foram concessionadas, revelando “uma grande procura”. “Estão em curso todos os procedimentos com a Proteção Civil para que o evento decorra com toda a tranquilidade, designadamente a formação em segurança contra incêndios e em higiene”, exemplificou, concluindo que, “logo que possível”, a programação será divulgada.