A vereadora do PSD na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis foi escolhida por Luís Montenegro para substituir Carla Mouro no Governo. Carla Rodrigues é a nova Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade. Com esta nomeação passa para quatro o número de governantes oriundos da região do Entre Douro e Vouga no Governo.
Carla Rodrigues foi nomeada Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, sucedendo a Carla Mouro, após uma mini remodelação do Governo de Luís Montenegro, anunciada na última semana. A nomeação foi formalmente confirmada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 13 de fevereiro, e a tomada de posse ocorreu no dia seguinte, dia 14, no Palácio de Belém.
Esta mudança do governo faz parte de uma série de alterações que afetam várias áreas da Administração Local, Trabalho, Ambiente, Juventude e Cultura, com a entrada de seis novos secretários de Estado.
Carla Rodrigues, de 52 anos, é licenciada em Direito pela Universidade Moderna do Porto era, até à nomeação, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Ao longo da sua carreira, acumulou uma vasta experiência profissional, tendo trabalhado como jurista. Contudo, a sua atuação vai além do campo do direito.
A nova Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade tem sido uma defensora ativa de causas relacionadas com a infertilidade, tendo-se destacado na área da procriação medicamente assistida. Foi coordenadora do grupo de trabalho para a coadoção, uma iniciativa que promoveu mudanças das leis que regem a adoção em Portugal, e foi também relatora na Comissão Parlamentar de Saúde, onde se focou na promoção da natalidade e na criação de condições para apoiar as famílias.
Carla Rodrigues também defende uma maior celeridade na regulação das barrigas de aluguer, um tema que tem gerado controvérsia e que, para ela, necessita de um avanço legislativo, para garantir mais direitos e segurança.
Quatro governantes oriundos da região do Entre Douro e Vouga
Natural de Cucujães, no município de Oliveira de Azeméis, Carla Rodrigues tem um forte vínculo com a sua terra natal e tem sido uma figura ativa na política local. Desde 2018, exerce a função de presidente do Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), órgão que coordena as políticas de apoio à procriação assistida no país. Além disso, desempenhou funções como presidente da Assembleia de Freguesia de Cucujães, sendo uma voz conhecida nas questões locais, foi vereadora, sem atribuição de pelouro, na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, onde se destacou pelo seu trabalho em áreas de política social.
Com a remodelação do Governo de Luís Montenegro, a entrada de Carla Rodrigues para o executivo eleva para quatro o número de governantes oriundos da região do Entre Douro e Vouga, que se junta a nomes como Castro Almeida, Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente, e João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia.
Esta nomeação de Carla Rodrigues não só representa um reforço na área da Igualdade e Direitos das Mulheres, mas também revela um aprofundamento nas questões sociais e da família, refletindo o compromisso do Governo com a modernização e o equilíbrio de políticas públicas que respondam às novas realidades sociais e familiares em Portugal.