Sem avançar ainda com nomes para encabeçar as listas às eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda de S. João da Madeira apresentou duas propostas para a área social, no passado sábado, no Orreiro.
O partido quer construir um programa eleitoral participativo, encontrando-se a recolher propostas de sanjoanenses.
As propostas para a área social apresentadas no Orreiro passam pelo aumento de pessoas abrangidas pelos apoios sociais, através do uso do valor do limitar da pobreza em vez do indexante de apoios sociais, e um tarifário social automático da água.
Relativamente à primeira, “como o limiar de pobreza tem um valor superior (540€) do que o IAS (438,81€), isso faria com que mais pessoas fossem abrangidas pelos apoios sociais existente”, sustenta a estrutura em comunicado.
Já a segunda proposta diz respeito à implementação de um tarifário social automático da água, com o Bloco a sustentar que “é possível, existe legislação que o permita e basta que a Câmara e a Assembleia Municipal aprovem”. A ser implementada, o partido estima “um desconto mínimo de 50% na fatura da água, a ser aplicado, abrangeria quase 2000 famílias”.
“Num momento de crise gerada e agravada pelas consequências sociais e económicas da pandemia, a ação social deve ser a prioridade da Câmara Municipal”, considera o secretariado concelhio do Bloco de Esquerda de S. João da Madeira.