O orçamento da Junta de Freguesia para 2022, aprovado por unanimidade pelo executivo, prevê novos programas sociais e desportivos, entre os quais o reforço do apoio aos bombeiros e uma feira de modalidades.
O aumento do valor deve-se, segundo a própria autarquia, ao aumento do Fundo de Financiamento das Freguesias.
Além de manter “todas as atividades” da Junta, o executivo de Rodolfo Andrade propõe, conforme revela em nota de imprensa, a criação de um Fundo de Emergência Social com a dotação de 4.355€.
O apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários “também vai ser reforçado” com a criação de uma nova rubrica para aquisição de ambulâncias, com uma verba de 2.250€.
Rodolfo Andrade destaca a aposta na criação de novas iniciativas desportivas e culturais, entre as quais uma feira de modalidades e “um grande evento que coloque a cidade no panorama desportivo nacional”, do qual não revela mais nada para já.
Na cultura, destaca a criação do já anunciado programa de promoção da leitura. Sem adiantar mais pormenores, refere ainda que também o apoio à causa animal “será reforçado, para além da manutenção do cheque veterinário”.
“O programa Ecofreguesia XXI, a criação de uma atividade de promoção da literacia financeira, uma nova atividade para a juventude e a divulgação do recenseamento eleitoral são outras das atividades previstas” pela Junta de Freguesia para o próximo ano.
Uma vez aprovado pela Junta, o orçamento será agora submetido à Assembleia de Freguesia, que se realiza no dia 17 deste mês.