Nas eleições para a concelhia da Juventude Socialista de S. João da Madeira, ocorridas no passado domingo, foi eleito, por unanimidade, Afonso Alves como novo dirigente da estrutura.
O jovem foi eleito para um mandato, de dois anos, à frente da concelhia da JS, sucedendo a Daniel Pardal Oliveira, sendo esta a única candidatura que se apresentou a votos, e que mereceu “a confiança unânime dos jovens socialistas que se deslocaram às urnas”.
Afonso Alves, de 26 anos, é também membro da Assembleia de Freguesia de São João da Madeira, desde 2017, sendo, desde 2021, o líder da bancada do Partido Socialista nessa Assembleia.
O novo presidente da JS considera que a sua candidatura será “um trabalho gratificante e que terá como linha orientadora a procura constante de dar resposta às ânsias dos jovens sanjoanenses”. “Sabemos que temos muitos desafios pela frente”, acrescentou, reforçando que, todavia, estão “confiantes de que o Partido Socialista, que lidera os órgãos autárquicos, tem abertura para continuar a prosseguir políticas públicas de apoio aos jovens e de desenvolvimento das diversas áreas setoriais que a estes verdadeiramente importa”.
O presidente da JS recém-eleito garantiu, ainda, que nas suas prioridades estarão “o desenvolvimento de políticas para a criação de soluções habitacionais para que os jovens se fixem em S. João da Madeira”, assim como “as medidas de continuidade de requalificação das escolas da cidade”, e a continuidade da promoção de “medidas de apoio ao associativismo local”.
Por sua vez, o Presidente do PS de São João da Madeira, Leonardo Martins, reforça a importância que a juventude tem para o PS, vendo em Afonso Alves “um jovem muito capaz, dedicado e de enorme valor para trazer para o seio do Partido Socialista as reivindicações e ânsias dos jovens sanjoanenses”. O líder dos socialistas de São João de Madeira salienta ainda que o Afonso Alves “é já um ativo importante do Partido Socialista na Assembleia de Freguesia”, pelo que “irá desenvolver um trabalho muito importante para servir os jovens e ajudar a protagonizar o desenvolvimento” da cidade.
Afonso Alves estudou na Escola Básica Espadanal, e na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, até seguir para o ensino superior, na cidade do Porto, onde se licenciou em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa. Durante mais de cinco, foi atleta da A. D. Sanjoanense, na modalidade de futebol. Frequentou ainda, por praticamente cinco anos, uma escola de música da cidade, onde estudou música, guitarra clássica e guitarra elétrica. O dirigente foi ainda membro de uma banda sanjoanense, os “Part&Tura”, a qual chegou a ganhar um prémio a nível nacional (Prémio Público - Optimus Teen Fest). O associativismo esteve sempre presente na vida deste Jovem, tendo sido o cofundador da organização juvenil “E-Generation”, com apenas 16 anos de idade.Atualmente, desenvolve a atividade profissional de Advogado num escritório sediado no Porto.