Pessoas com deficiência têm entrada grátis em museus e no Turismo Industrial

Pessoas com deficiência têm entrada grátis em museus e no Turismo Industrial

As pessoas com deficiência vão passar a ter entrada gratuita nos espaços culturais sanjoanenses. A medida, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, abrange os museus, Centro de Arte Oliva e percursos do Turismo Industrial.

Na apresentação da proposta na reunião de Câmara de dia 20 de Março, o presidente do município, Jorge Sequeira, explicou que a acessibilidade gratuita aos espaços culturais se enquadra na “política municipal de apoio às pessoas com deficiência”, lembrando que tal já se aplica “aos residentes em S. João da Madeira”.
Esta “medida de inclusão social”, como o edil a considerou, abrange o Museu do Calçado, Museu da Chapelaria, Centro de Arte Oliva e as fábricas e entidades que integram os circuitos do Turismo Industrial.
O acesso gratuito será aplicado «a todas as pessoas com deficiência física e/ou intelectual, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 por cento, comprovável através da apresentação do respectivo Certificado Multiusos junto dos balcões de recepção dos referidos espaços», como se pode ler na proposta aprovada, que acrescenta ainda que «a necessidade de um acompanhante deverá restringir-se às pessoas com deficiência, mas que têm como condição suplementar as dificuldades de locomoção ou a necessidade de se fazer acompanhar de um guia, no caso de determinadas deficiências intelectuais ou visuais».

Joana Gomes Costa

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of