Orquestra de Jazz de Matosinhos na Casa da Criatividade

Orquestra de Jazz de Matosinhos na Casa da Criatividade

O festival “Novembro Jazz” encerra nesta sexta-feira, 30 de novembro, com a Orquestra de Jazz de Matosinhos e o pianista João Paulo Esteves da Silva. O concerto tem início às 22h00, na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira.
“Bela Senão Sem” é o título deste espetáculo centrado nas composições de João Paulo Esteves da Silva, que “tem integrado inúmeras formações com as grandes figuras do jazz nacional e trabalha com igual à vontade no âmbito da música de raiz popular”, como se lê no programa do Novembro Jazz.
As suas melodias e ritmos “estão impregnados nas tradições mais profundas do folclore português, do fado e da chula ao cancioneiro galaico-português e à música sefardita”, representando “aquilo a que se poderá chamar um jazz genuinamente português”.
A qualidade deste repertório não passou despercebida à Orquestra de Jazz de Matosinhos, que tem como uma das principais vertentes da sua atividade a “criação de projetos monográficos em que reformula a música de grandes autores, como aconteceu também com Lee Konitz ou Kurt Rosenwinkel”. Mas este projeto em concreto assume “especial significado”, pois é a primeira vez que esta big band se volta, nestes moldes, para um compositor português.
Este concerto segue-se aos Jacqui Naylor, Luísa Sobral e JP Simões/Bloom que passaram ao longo de mês pelo palco da Casa da Criatividade no âmbito do Novembro Jazz, evento que constitui uma nova aposta cultural da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Os ingressos para o concerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos com o pianista João Paulo Esteves da Silva estão à venda na Bilheteira Online, em https://cmsjm.bol.pt/, e nos locais habituais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  Subscribe  
Notify of