Caros Sanjoanenses
Sou, a voluntária de rua da Causa Animal de S. João da Madeira.
Sou, voluntária da cidade de S. João da Madeira e doadora de sangue.
O voluntariado, na minha opinião, é importante para a construção de um mundo melhor, mais humano, mais solidário, mais coeso, mais participativo, onde o bem comum é a principal premissa, é o principal objetivo.
Voluntariado, o que é ser voluntário?
Da minha experiência, pois estou inscrita no Banco Local de Voluntariado (BLV), estive como voluntária na sala de vacinação Covid 19, durante a pandemia, participo nas campanhas de recolha de bens para o Banco Alimentar contra a fome, participei no peditório da Europacolon (Associação Apoio Doente Cancro Digestivo), ajudei na limpeza e organização da Sala da Associação de Jovens Ecos Urbanos na Oliva Creative Factory, estive na cantina do IOS, no almoço dos jovens da colónia de férias dos Ecos Urbanos, portanto, realizo tarefas diversificadas, quando solicitada pelo BLV.
Faço doação de algum do meu tempo disponível em prol da comunidade, em prol do bem comum, sou feliz.
No decurso da realização destas tarefas encontro parceiros de todas as idades e nacionalidades. No entanto, verifico também, que somos muito poucos, quase sempre os mesmos e que a adesão de jovens é maior que a de adultos.
Pergunto, se podemos ser solidários, sim, se podemos ser voluntários, sim, assim tenhamos consciência de que isso nos faz felizes, mais completos como seres humanos. Doarmo-nos em prol dos outros, na minha opinião, é uma capacidade que todos temos, assim estejamos dispostos a colocá-la em prática.
Vale a pena pensar nisso.
Serviço Público,
Engloba as atividades destinadas a satisfazer as necessidades dos cidadãos.
Estas atividades são realizadas por entidades de natureza pública, natureza privada ou mistas, sendo fiscalizadas pelo Estado.
A Constituição Portuguesa, obriga o Estado a assegurar diversos serviços públicos, nas áreas de prestação de cuidados de saúde, fornecimento de água, de energia elétrica, de gás natural, comunicações eletrónicas, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos, segurança social, disponibilização de escolas, habitação, serviços de defesa, segurança, justiça, transportes de passageiros, telecomunicações e serviço de rádio e televisão.
Os serviços públicos são essencias ao estado social e são importantes numa sociedade-democrática.
Cabe-nos a nós, é da nossa responsabilidade, saber, exigir e fiscalizar, estes serviços e o Estado.
Peço que, por favor, não se demitam de pensar, refletir, exigir, praticando uma cidadania ativa no sentido de demonstrar a quem decide e governa, que todos juntos fazemos uma sociedade melhor.
A sociedade que queremos.
Vale a pena pensarem, nisto.
Fiquem bem
Sejamos felizes