Hoje assistimos a um mundo mergulhado cada vez mais em violência. A violência em constante propaganda que gera por sua vez mais e mais violência.
A violência em todos canais de televisão, nas redes ditas sociais; nas notícias de Gaza, ou da Ucrânia ou nas ruas do mundo ocidental. Ou ainda violência nos filmes e nas ruas com ataques bárbaros. Violências nas ideias que se propagam em partidos políticos incendiários apostados em promover o ódio, a desconfiança, a inveja junto daqueles que são menos esclarecidos e mais ignorantes. Junto daqueles que nas últimas décadas não lhes foi dada cultura e conhecimento para saberem distinguir e avaliar o que lhes é incutido.
Não sei se esta aura de violência traz consigo o caos, ou é simplesmente um período passageiro. Mas é com certeza algo de muito doentio que debilita e desanima o quotidiano das pessoas. Ou talvez a violência tenha sempre estado presente no percurso da Humanidade. Custa muito compreender tanta forma de violência mas acaba-se por tornear e aceitar toda essa envolvência mesmo que seja com sofrimento para muitos.
Tão vagarosa é esta Civilização que se pretende evoluída com “Inteligência artificial”, mas que comparada com o que se conhece da civilização Grega de há de 2500 anos atrás, é francamente paupérrima e miserável.
Quando pensamos ou queiramos viver num mundo em progressão, alguns centímetros apenas, logo a seguir a Civilização na sua essência se revela retrógrada, mesquinha, recorrendo à mentira, à manipulação das mentes mais pobres para delas tirar partido e vantagens. A Civilização recua então nos seus valores que se julgava inquestionáveis. Que baixeza tão reles se assiste diariamente na tentativa de obter somente poder através de ambição pessoal. Sem substância.
Grandes civilizações caíram ao seguir trilhos idênticos àqueles a que estamos a assistir à nossa volta. Depois surgirá a repressão ou o refúgio crescente no obscurantismo intelectual, ou nalguma espiritualidade religiosa, para que os povos se sintam apaziguados no seu descontentamento quanto ao futuro.
A violência tem como pano de fundo a incontinência verbal, a manipulação através da argumentação e não pode ser publicitada mas sim reprimida. Sim, reprimida porque não admiti-lo veementemente.
A Democracia é bela e deseja-se. Mas tem que ser objetiva e não hesitante perante quem a quer fazer esmorecer. Foi criada na Grécia Antiga e é o mais puro e justo sistema de sociedade. Mas a Democracia torna-se irrespirável se os povos não participarem nela, ou não acreditarem na mesma e em vez disso criarem tensões e discórdias constantes. Se seguir essa trajetória, a democracia é corroída no seu interior como se tratasse de um belo fruto no seu exterior apresentando-se podre no seu interior.
Participe-se portanto na salvação da Democracia e não fiquemos meros espectadores a criticá-la somente, observando-a a definhar como se não fizéssemos parte dela.