Uma coisa me mete impressão, desagradável impressão!
É a frequência com que ouço tanta gente, gente com responsabilidades, dada a educação-instrução que terá recebido, dizer a palavra PERÍODO não assim, não como palavra esdrúxula, com a tonicidade na antepenúltima sílaba, mas deslocando a sílaba tónica para a penúltima sílaba! Dizendo este horror: periÚdo.
Facto é que, procurando num muito razoável Dicionário de Rimas da Língua Portuguesa, brasileiro, da autoria de José Augusto Fernandes, com a terminação –Íodo apenas encontrei quatro palavras, que, é fácil reconhecê-lo, não são de todos os dias, são desconhecidas da grande maioria dos falantes: dÍodo, fotodÍodo, período, tríodo.
Mas, Prezados Leitores, não posso calar a minha revolta, escandalizada revolta, contra o que li, ao consultar a Internet, o tão distraído Dr. Google, acerca de rimas diversas.
A que primeiro procurei, como era natural, era para peRÍodo. Não encontrei, o que não é de espantar, tão raras são as palavras com esta rima, e logo deste foro científico.
Mas não me faltaram ocasiões para me arrepiar com os exemplos dados!
Notem só: para rimar com noite (-ite…) aconselham acoite e meia-noite, o que está muito bem!!! Mas também (horrorizai-vos, ó gentes!) para rimarem com NOITE sugerem acEITE, aJEITE, aZEITE, lEITE, resPEITE!!!
Se isto são rimas!
E não se ficam por aqui, a (des)ensinar!
Se dizem – e aqui muito bem! – que com perÍodo rimam termoperÍodo, trÍodo e HesÍodo, certo é que também, tudo misturado, dizem que com perÍodo rimam (pasmai, ó gentes do meu bairro!) engodo, incómodo, cómodo, êxodo!!!
Valham-me São José (Pinto Soares) e São Manuel (Bessa Monteiro), meus professores na minha sagrada Vila Real!
Que diabo de confusões são estas de misturar rimas com terminações de letras!
Do Brasil nos vêm preciosas rubricas que podem ser de alto nível e muito podem ajudar quem queira estudar e melhorar o seu Português. De quantas cautelas temos de nos rodear para não nos entregarmos aos ensinamentos de quem tais calhoadas nos impinge?!
Não vou entrar em contradição com o que acabo de escandalizado dizer!
Mas, misturadas com estas “lições” tão perniciosas, vêm algumas outras dignas de maiúscula: Lições.
Na mesma ocasião em que me deparei com os horrores de que lhes dei pálidas amostras, encontrei também esta rubrica:
20 PALAVRAS QUE QUASE TODO MUNDO FALA ERRADO
Passemos por cima daqueles brasileirismos do “todo mundo” e do “fala” (em vez do Bom Português DIZ), e… vou ler atentamente o que nos é ensinado.
E daí transmitirei o que me pareça aconselhável.
De certeza que algo de bom encontrarei.
Isso porei gostosamente ao dispor dos meus Amigos Leitores.
Até… daqui a uns dias!