Opinião

Um regresso ao passado chamado “Requalificação da Avenida do Brasil”

• Favoritos: 32


Na última reunião de Câmara foi apresentada a proposta para abertura do procedimento de concurso público para a Requalificação da Avenida do Brasil. É incontestável a necessidade urgente da intervenção naquela artéria da cidade, principalmente após a intervenção desastrosa levada a cabo em finais de 2022, início de 2023, que a deixou no estado de degradação que os sanjoanenses que a utilizam bem conhecem. Mas será que os “fins justificam os meios”? Para a Coligação “A Melhor Cidade do País” (PSD/CDS-PP) claramente que não e arrisco a dizer que para a maioria dos sanjoanenses também não, tendo em conta o projeto e o modelo de financiamento previsto pela Câmara Municipal. Senão, vejamos:
Sem se vislumbrar, para já, qualquer financiamento da União Europeia, será com o dinheiro dos sanjoanenses (através de empréstimo bancário) que o executivo pretende investir 3,4 milhões de euros, valor muito elevado para a requalificação da avenida. Se a repavimentação da via e a reabilitação dos passeios é uma necessidade, já a retirada do separador central representa um retrocesso e uma decisão irresponsável, estando ainda presente na memória de muitos sanjoanenses os inúmeros acidentes graves que ali ocorreram antes da instalação do dito separador. Mais, o executivo do Partido Socialista prepara-se para retirar 50 lugares de estacionamento, mais de 30% dos lugares atualmente disponíveis, prevendo-se, com essa medida, um incremento das dificuldades acrescidas para os comerciantes e moradores da Avenida, uma prática que tem sido a “imagem de marca” do executivo um pouco por toda a cidade.
Mais uma vez são intervenções puramente estéticas que o executivo socialista coloca no terreno; por fazer ficam as obras estruturais que beneficiariam muitos sanjoanenses, como é o caso das piscinas interiores, cujo estado de degradação salta à vista de todos, ou da requalificação do Pavilhão das Travessas que, em dias de chuva, a água entra em vários locais do seu interior. São apenas dois de vários exemplos que poderia aqui enumerar. Cientes desta (triste) realidade do nosso concelho, os vereadores da coligação PSD/CDS apresentaram uma proposta alternativa para se proceder à intervenção na Avenida do Brasil, proposta esta que é responsável e economicamente viável e que inclui a repavimentação da avenida mas sem a retirada do separador central, a requalificação dos passeios e a inclusão de ilhas verdes, mas sem a retirada de lugares de estacionamento; toda e qualquer proposta que inclua a retirada de estacionamento merecerá sempre o desacordo da Coligação e a condenação clara pelo ataque que o Partido Socialista tem feito ao estacionamento de proximidade na cidade.
Dado o tempo que qualquer obra que este executivo já lançou demora a terminar, o final deste processo afigura-se penoso para os sanjoanenses e só nos resta esperar que o legado socialista para esta artéria da cidade não seja a conversão da atual “Avenida do Brasil” para a futura “Rua do Brasil”, tendo em conta os pormenores de que se reveste esta intervenção.

32 Recomendações
115 visualizações
bookmark icon