Na passada semana, os sanjoanenses tiveram conhecimento da celebração de um contrato de prestação de serviços entre a Câmara Municipal de S. João da Madeira e o gabinete de Eduardo Souto Moura, arquiteto responsável pelo projeto das Piscinas Municipais.
O contrato de prestação de serviços visa a adaptação do projeto existente, desde 2011, à nova regulamentação e exigências técnicas em vigor e custará ao Município 155 mil euros. O prazo de execução é de 210 dias, terminando em abril de 2025.
Como é sabido, o Partido Socialista reprovou, em 2015, a construção do novo Complexo de Piscinas Municipais. Esse chumbo é, provavelmente, o mais crasso erro político da história da nossa cidade, não só porque negou à cidade e aos Sanjoanenses uma infraestrutura nova e importante para o desenvolvimento do Concelho, mas também porque levou à perda irreparável de 3 milhões de euros a fundo perdido – ou seja, fundos que não tinham de ser devolvidos.
O “novo” PS, surgido nas eleições autárquicas de 2017, defendia a construção das Piscinas. Assumiu esse compromisso com os Sanjoanenses em 2017 e em 2021. Passaram-se sete anos e em todos eles ouvimos do presidente da Câmara que “para o ano é que vai ser”. E Jorge Sequeira segue de promessa eleitoral em promessa eleitoral até ao incumprimento final.
Percebe-se o momento. A um ano das eleições autárquicas, o PS decide dar início à campanha eleitoral. Sabe que tem de ganhar pontos junto dos Sanjoanenses, cada vez mais insatisfeitos com a falta de ambição e de visão do atual executivo. Mas todos nos recordamos de, na semana anterior as eleições de 2021, ser anunciada a requalificação do Pavilhão das Travessas. Onde está o projeto e onde está a requalificação?
Não posso deixar de estranhar esta atitude populista e eleitoralista do PS. Aliás, Jorge Sequeira, que é recandidato a um último mandato à frente da Federação de Aveiro do PS, diz que se candidata precisamente para “contribuir para a credibilidade da ação política e para combater o populismo”. É caso para perguntar: será que Jorge Sequeira, recandidato à Federação de Aveiro do PS, vai combater Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira?
Todos queremos um Complexo de Piscinas Municipais novo. Todos queremos uma cidade dinâmica, com ambição e estruturalmente desenvolvida. Mas não nos deixemos levar pelas emoções. Mais eleições haverá em que o Partido Socialista continuará a prometer a construção das Piscinas. Essa é uma marca do PS: continuar a prometer para o futuro aquilo que no passado prometeram para o presente. Uma coisa é certa: se queremos que as novas piscinas sejam mesmo uma realidade, temos de mudar de Presidente!
Líder da Coligação PSD.CDS-PP na Assembleia Municipal

