PS repudia posição do PSD que compara obra na Avenida do Brasil à “compra de roupa de marca”
A Câmara Municipal deu mais um passo para a requalificação da Avenida do Brasil, com a aprovação do projeto de execução. Não deve existir um único Sanjoanense que consiga afirmar que esta não é uma obra necessária e urgente. É uma das maiores avenidas da cidade, com uma enorme pressão diária, à qual se conjugou mais recentemente uma intervenção para acabar com as perdas de água no subsolo.
De tão óbvia que é a pertinência e prioridade desta intervenção, julgou-se que mereceria unanimidade de todas as forças políticas. Porém, a coligação PSD-CDS/PP prossegue no seu trajeto de descaracterização, incoerência e demagogia. Dizer que são a favor da requalificação da Avenida do Brasil e votar, isolados de todas as restantes forças partidárias, contra o empréstimo que viabiliza que a obra avance rapidamente não lembra a ninguém. Descaradamente, fizeram-no na Câmara e na Assembleia Municipal. E repetiram o voto, agora mais recentemente, contra o projeto de execução da obra.
O Partido Socialista lamenta profundamente o contorcionismo e calculismo da coligação PSD-CDS/PP e desafia a que tenham a coragem política de se assumirem contra a requalificação da Avenida do Brasil, em consonância com as votações nos órgãos autárquicos.
O Partido Socialista repudia as declarações do presidente da concelhia do PSD que comparou a requalificação da Avenida do Brasil a “comprar roupa de marca”.
Esta triste comparação ofende os milhares de moradores, comerciantes e utilizadores da Avenida do Brasil, que merecem esta requalificação e que são tão Sanjoanenses como quem mora noutras zonas mais centrais da cidade. Será que diriam o mesmo se a requalificação fosse na Avenida Renato Araújo, na Avenida da Liberdade ou na Praça Luís Ribeiro? Fica evidente, para quem ainda tinha dúvidas, que para a coligação PSD/CDS-PP há zonas da cidade de primeira e de segunda. Aliás, ainda durante a sua intervenção, o presidente da concelhia do PSD referiu várias vezes que esta obra será “paga com os impostos dos Sanjoanenses”, como se os moradores da Avenida do Brasil também não pagassem impostos e comparou quantas outras ruas da cidade se poderiam pavimentar se esta obra não fosse executada.
Ficámos todos devidamente esclarecidos que para a coligação PSD/CDS-PP a requalificação da Avenida do Brasil não é uma prioridade e que se governassem a cidade a rua continuaria exatamente igual ao que está.
A coligação PSD/CDS-PP não aprendeu com os erros do passado e continua a achar que a solução é, repetidamente, colocar betuminoso novo por cima do velho. Essa será sempre uma solução momentânea e de recurso, que tem sempre um limite temporal, que no caso da Avenida do Brasil foi por eles esgotada há muitos anos.
Para o Partido Socialista requalificar e modernizar a cidade será sempre uma prioridade e nunca será “comprar roupa de marca”. Ao contrário do que esta triste declaração tenta insinuar, o projeto de requalificação da Avenida do Brasil não é extravagante ou luxuoso, sendo o custo influenciado pela dimensão da intervenção.
Perante tudo isto, o Partido Socialista não pode deixar de evidenciar a falta de ambição da coligação PSD/CDS-PP. Afinal, querem a ‘Melhor Cidade do País’ menos a Avenida do Brasil.
A Avenida do Brasil precisa de repavimentação da via, mas não só e ignorar isso é um exercício de abstração que o Partido Socialista não acompanha. A Avenida do Brasil precisa tanto de ser repavimentada como precisa de passeios mais seguros e mais largos, criando-os onde não os há, para passar uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebés, como precisa de nova iluminação pública, de nova reorganização urbanística, como precisa de árvores, como precisa de uma revisão das águas pluviais, tudo pontos que a coligação PSD/CDS-PP ignora.
O melhor de tudo isto é que daqui a algum tempo os Sanjoanenses já não se lembrarão deste novo episódio patrocinado pelo PSD/CDS-PP e a Avenida do Brasil estará requalificada. Tal como aconteceu com as obras da Praça Luís Ribeiro; de requalificação de escolas básicas; da iluminação pública 100% Led; entre muitas outras. Enquanto esta coligação PSD/CDS-PP se entretém com estas manobras o executivo do PS continua a concentrar-se em concluir investimentos que tornem S. João da Madeira uma cidade com melhor qualidade de vida e com futuro.
Partido Socialista de S. João da Madeira