Opinião

Prémio Município Amigo do Consumidor 2024

• Favoritos: 89


A Deco lançou uma 2ª edição do Prémio Município Amigo do Consumidor, para distinguir os municípios com as melhores medidas de Proteção do Consumidor.
S. João da Madeira candidatou-se a 3 das 5 categorias do programa, com a apresentação de projetos desenvolvidos no nosso município: Diversidade e Inclusão - Projeto Maia;  Novas Gerações - Assembleia Municipal Jovem; Turismo – Turismo Industrial.
Com alguma expectativa e confiança no trabalho realizado, assistimos à cerimónia de entrega dos prémios na passada 6ª feira, dia 28, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Foi com muita satisfação que vimos o reconhecimento desse trabalho em todas as candidaturas apresentadas, com a atribuição de prémio na categoria de Turismo e 2 menções honrosas nas outras categorias, salientando a excecional relevância dos projetos no Prémio Município Amigo do Consumidor 2024.
É com muito orgulho que partilho este reconhecimento nacional de tão prestigiada associação, com todos os jovens que têm participado na nossa Assembleia Municipal Jovem.
Assim se trabalha a cidadania e dignifica a atividade política, envolvendo jovens de todos os níveis de ensino na vida da nossa cidade, dando-lhes a oportunidade de apresentarem projetos para a sua melhoria, acolhendo a diversidade como uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem.
Ao apresentar propostas subordinadas aos temas propostos, desde 2017, sem interrupção, os nossos jovens demonstram motivação e justificam a confiança que neles depositamos na preservação de valores fundamentais e na construção de uma sociedade sem preconceitos e justa, onde a felicidade de cada um promove a do outro.
Sob o tema deste ano, “Eu e os meus (bis)avós, foi comovente, no dia de tomada de posse dos nossos jovens deputados, assistir à interação de netos e avós, para nos deliciarem com a partilha de competências específicas de cada um dos participantes. Claro que eu, fazendo parte da geração dos avós, pude relembrar momentos vibrantes da minha juventude, e os jovens, perceberam que muito do que hoje apreciam, tem raízes nesse passado dos seus (bis)avós. Perceberam também que a conquista da liberdade de que hoje gozam e que permite que participem em projetos como este, se deve à luta dessa geração que agora neles deposita a responsabilidade da sua preservação.
As medidas que apresentam, discutem e defendem com elevação, demonstram que são capazes. Com este projeto da Assembleia Municipal, em parceria com a Câmara Municipal, é-lhes dado palco para esse exercício de cidadania que tanto valorizamos. Assim experimentam como podem continuar o seu direito e dever de se fazerem ouvir e lutarem pelos seus ideais.
Assim percebem que a critica balofa e palavras ocas nada valem contra a ação dos que seriamente se dispõem a pensar, elaborar propostas pelas quais estão dispostos a lutar para fazer valer.
Por isso também, para que percebam que as suas vozes fazem eco nos que têm nas mãos os destinos da nossa cidade, não só apresentam para execução as propostas aprovadas na sua assembleia, como as vêm aplicadas pelo nosso executivo municipal. De igual modo, tem lugar nas principais celebrações da nossa cidade, o seu representante, com a apresentação de um discurso que, só não nos surpreende pela sua qualidade, porque já a esperamos.
Estamos todos de parabéns por esta menção honrosa: o município, os jovens e os seus professores que os orientam e acompanham no projeto e, acima de tudo, a nossa cidade!

Presidente da Assembleia Municipal

89 Recomendações
1216 visualizações
bookmark icon