A Via Sacra, teve a sua origem no tempo das Cruzadas (século X), onde os fiéis peregrinos se deslocavam à Terra Santa a visitar e a percorrer os lugares Sagrados da Paixão de Cristo. Quando regressavam aos seus países de origem e se aproximava o tempo do Tríduo Pascal, partilhavam essa devoção e paixão vividos naqueles lugares de Santidade. Só a partir do século XVI é que ficou estabelecido o número de, 14 estações da Via Sacra. (eram 18)
Registos do Tempo…
A Via Dolorosa é o trajeto percorrido por Jesus - transportando a Cruz - desde o Tribunal de Pilatos até ao Calvário, onde foi crucificado juntamente com o bom e o mau ladrão.
O planalto onde Jesus foi crucificado chamava-se Gólgota, que em hebraico significa o Calvário ou “lugar do crânio”.
Os discípulos ali presentes estavam tristes e apreensivos, mas sabiam o que Jesus lhes tinha dito: “que ressuscitaria três dias depois da sua morte”.
Não era no descer da cruz que o Filho de Deus devia afirmar a sua realeza, mas sim morrendo nela para cumprir a sua missão de Redentor e Salvador.
A Via Sacra, é um percorrer de caminhos de vida, na nossa vida, numa vivência de fé, à luz da Palavra do Evangelho
A vida de Jesus, é uma das mais belas histórias civilizacionais, que nos transporta para além de tudo aquilo que é material, e que entre o Céu e a Terra, há mistérios que só a fé, vivida no amor de Deus, nos faz compreender melhor a razão da nossa existência terrena.
“Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena”.