Opinião

Palavras do tempo, no nosso tempo... Os Caminhos da Via Sacra

• Favoritos: 49


A Via Sacra também chamada Via Crucis, teve a sua origem no tempo das Cruzadas (do século XI ao século XIII), onde os fiéis peregrinos se descolavam à Terra Santa a visitar e a percorrer os lugares Sagrados da Paixão de Cristo.

A Via Sacra também chamada Via Crucis, teve a sua origem no tempo das Cruzadas (do século XI ao século XIII), onde os fiéis peregrinos se descolavam à Terra Santa a visitar e a percorrer os lugares Sagrados da Paixão de Cristo. Quando estes regressavam aos seus países de origem e se aproximava o tempo do Tríduo Pascal, partilhavam essa devoção e paixão vividos naqueles lugares de Santidade em Jerusalém. Só a partir do século XVI é que ficou estabelecido o número das 14 estações da Via Sacra, que antes eram 18.
Registos do tempo…
A Via Dolorosa é o trajeto percorrido por Jesus - carregando a Cruz - desde o Pretório (tribunal) até ao Calvário, onde foi crucificado juntamente com o bom e o mau ladrão. O planalto onde Jesus foi crucificado chamava-se Gólgota, que em hebraico significa o Calvário ou “lugar do crânio”.

O Calvário, 12ª Estação: Jesus morre na cruz.

Foi-lhe atribuído este nome, rezam as tradições, para fazer perpetuar esse grande acontecimento. Como sabemos, foi naquele tribunal onde Pilatos lavou as mãos, libertou da prisão um assassino e, por troca, entregou Jesus nas mãos dos romanos.
Os discípulos ali presentes estavam tristes e apreensivos, mas sabiam o que Jesus lhes tinha dito: “que ressuscitaria três dias depois da sua morte”.
Não era no descer da cruz que o Filho de Deus devia afirmar a sua realeza, mas sim morrendo nela para cumprir a sua missão de Redentor e Salvador.
A Via Sacra, é um percorrer de caminhos de vida, numa vivência de fé, à luz da Palavra do Evangelho.
A vida de Jesus é uma das mais belas histórias civilizacionais, que nos transporta para além de tudo aquilo que é material, e que entre o Céu e a Terra, há mistérios que só a fé vivida no amor de Deus nos faz compreender melhor a razão da nossa existência terrena.
“Deus nunca disse que a jornada seria fácil, mas Ele disse que a chegada valeria a pena”

49 Recomendações
61 visualizações
bookmark icon