Opinião

O verão chegou!

• Favoritos: 63


O verão chegou e há coisas que devemos fazer. O bom tempo permite-nos muitas coisas que, às vezes, o inverno nos impede (ou, pelo menos, tenta!).
Desde logo, este tempo mostra-se mais amigo das caminhadas e do exercício físico em geral. É preciso ter em atenção a exposição solar e as horas de maior calor, mas o calorzinho que já se faz sentir pede para que o corpo se mexa. E, claro, que se mexa ao ar livre. Independentemente da idade, as caminhadas são sempre uma boa forma de não só exercitar o corpo, como aliviar o stress que a nossa cabeça cria. Claro que quem conseguir fazer exercícios físicos mais intensos, tem resultados mais benéficos. Contudo, se fizerem caminhadas já é bom.
Os benefícios do exercício físico estão muito para lá de um corpo definido. A prática regular de exercício físico tem implicações não só na nossa saúde física, como na saúde mental e social.
Claro que quem conseguir fazer exercício físico durante todo o ano, tem uma resposta mais eficaz do que quem só faz quando está bom tempo. No entanto, nem todas as pessoas têm possibilidade financeira para pagar um ginásio. Se é verdade que muitos exercícios podem ser feitos em casa (quando o tempo lá fora não permite), também é verdade que a falta de acompanhamento profissional é desmotivador e poderá ser perigoso dependendo do exercício que a pessoa pretenda fazer e da sua condição física.
É importante que mexa o seu corpo, seja qual for a sua idade! Deixo aqui um apelo a quem de direito que organizem caminhadas, seja para todas as faixas etárias, seja especificamente para algumas. Cultivem esta necessidade de ver o exercício físico como uma forma de prevenir doenças e de dar saúde.
Uma outra coisa que também podemos fazer nos dias mais quentes é ir à praia.
Mesmo que as praias mais próximas nem sempre estejam com um tempo muito agradável – sobretudo por causa do vento –, a verdade é que o mar é uma relíquia da natureza e que tão bem nos faz. Os pés na areia, a brisa que vem do mar e a água do mar são um recurso natural que é muito benéfico para a nossa saúde.
As caminhadas na praia, com os pés na areia e a água a molhar-nos é um recurso que está disponível para a grande maioria das pessoas.
Bem sei que ir à praia acarreta custo. Se não for mais, a viagem de ida e volta tem de ser custeada. Mas se puder vá!
Aproveito este espaço para sugerir que, por exemplo, uma vez por semana, durante o verão, as pessoas com carências económicas possam ir de autocarro patrocinado pela cidade para a praia. O município podia criar um dia que o transporte de ida e vinda da praia estivesse garantido para aqueles que não possam ir pelos meios próprios.
A saúde tem alguns custos, mas ter uma população doente tem muitos mais!

63 Recomendações
885 visualizações
bookmark icon