

Pegar na esferográfica, olhar a folha em branco, no fundo, moer café. Sem palavras, o mais fácil seria procurar a poesia se fosse poeta. Ainda não descobri, se fosse candidatava-me a uns milhares que alguns expert´s vêm até à nossa cidade ganhá-los. Fazem parte do núcleo que têm como mote, “É mais fácil cavar com a língua do que com a enxada.” Como não quero perder o contato, tenho de recorrer à minha criatividade para descobrir um mote para a minha crónica. Mas, como inexplicavelmente ou não, hoje dá-me a ideia que a minha criatividade resolveu partir para outras paragens…
Bem, aqui estaria um bom mote: paragens. Um perfume a férias, viagens, turismo nesta altura que o dinheiro não abunda. É que se ouve nas queixas, mas deve ser bluf… O número de portugueses que já marcaram viagens aumentou em relação aos outros anos. Continuando a pintar a folha, os motes começam a aflorar o cérebro… como aquela cratera que se abriu na estrada nacional perto de Águeda e o enorme número de curiosos que se dirigem lá só para atrapalhar o trânsito e aquele ditador que teve cerca de 90% dos votos. É melhor não escrever sobre tristezas e logo agora que o sol apareceu com bastante força! Um bom mote é sempre a atividade desportiva. E cá pelo burgo temos de dar os parabéns às meninas da equipa sénior de basquetebol da A.D.S. que conquistaram a subida à liga principal do país. O dia do pai…Mais uma vez o meu cérebro viaja a grande velocidade, e leva-me até ao colo do meu pai, o orgulho de o abraçar. O colo só acontecia uma vez por ano, no Natal. A primavera a chegar! Cuidado com as alergias, mas força com as celebrações.
De repente motes não faltam que nos ajudem na nossa alegria, na construção de um bom humor. Que sejam o arranque de uma boa terapia e que constroem a nossa felicidade… era um dos nossos maiores humoristas, Raul Solnado, que dizia “Façam o favor de serem felizes.”
Na música, este seria um bom mote, mas hoje só vos proponho Carling Big Band.
Nos livros, outro bom mote, “Treinando a emoção para ser feliz”, de Augusto Cury.
Festejem a Primavera!

