
A subida do número de veículos motores não se coaduna com o número cada vez menor de lugares de estacionamento espalhados pela cidade.
Apesar de São João da Madeira ser uma cidade pequena, onde se chega facilmente a pé a todo o lado, tem muita circulação de veículos.
Se, por um lado, devíamos privilegiar andar a pé ou de bicicleta – embora nem sempre as vias sejam/estejam acessíveis para isso –, por outro, as vantagens em sair de automóvel mostram-se muitas. Se calhar é como medida pró-ambiente que o poder político tem reduzido os lugares de estacionamento na cidade. Não só são quase todos pagos, como os lugares têm desaparecido obra após obra.
Há certos períodos do dia em que se torna quase impossível estacionar perto do local onde se pretende ir. Ter de pagar o lugar de estacionamento e ficar longe de onde se pretende ir parece-me ridículo. Se optarmos por um lugar gratuito e este ficar longe do sítio onde vamos, é uma escolha nossa ir para aquele lugar. Porém, ser obrigado a estacionar longe porque não há possibilidade de estacionar perto e ainda assim ter de pagar parece demais.
Restringir a circulação de automóveis em certas zonas na cidade, como na praça por exemplo, é diferente de eliminar os lugares de estacionamento. Ao proibir a circulação de automóveis para dar prioridade aos peões para sua segurança, sendo aquela zona exclusiva a pessoas e animais, embeleza a cidade. Retirar o acesso de veículos a determinadas zonas privilegia a socialização e a possibilidade de termos espaços mais aconchegantes e naturais. Já a eliminação de lugares de estacionamento por toda a cidade só cria ansiedade nos condutores, confusão e não embeleza em nada a nossa terra.
A subida do número de veículos motores não se coaduna com o número cada vez menor de lugares de estacionamento espalhados pela cidade. Há diversas ruas com espaço para os lugares de estacionamento, mas a forma como colocam a disposição dos lugares não é a que melhor aproveita o espaço existente.
Posto isto, mais lugares de estacionamento precisam-se!
Ir para o conteúdo

