Opinião

Encruzilhadas...

• Favoritos: 20


Se a minha avó não tivesse morrido , ainda hoje era viva. Apesar de ser dramático a perca de alguém, não deixa de ser real, e, quando a dor começa a esmorecer, podemos ter um outro olhar para tudo o que se passou. A realidade é que não deixaríamos de ser quem somos. E. eventualmente, perante todas as encruzilhadas com que nos fomos deparando, tivéssemos tido outras opções. Na verdade, são só interrogações que fazemos a nós próprios. As dúvidas começam quando nem todas as opções foram da nossa inteira responsabilidade.
A viagem de retorno é enorme! Não fomos nós que escolhemos os pais, o sexo, o tipo de educação que recebemos, ou não, a alimentação, que era parca, e, muitas vezes nem existia, e a habitação, nem vale a pena falar... Só por esta pequena amostra, ficamos a pensar que tudo podia ser completamente diferente. Ao que sabemos hoje, temos mesmo a certeza que teria sido diferente. A questão é, seria hoje melhor pessoa do que aquela que sou?! Ou seria algo completamente diferente?
Claro, que ao olhar lá para trás, certamente, que cometi imensas asneiras, mas também algumas coisas boas fiz... Sempre defendi que nós somos o resultado de todas as influências que vamos recebendo ao longo da nossa vida. E quando temos a capacidade para selecionar as que nos são úteis, é bom! Aqui também outra questão, será que adquirimos mesmo essas capacidades? Se nos distraímos as coisas correm sem nos aborrecermos muito. O problema é quando nos pomos a pensar e a tomar decisões, porque são a nossa vontade, e não somos autómatos como as máquinas que estão ao serviço do poder que pretendem que o sejamos.
A monotonia pode ser confortável, mas é também uma armadilha. Depende de nós evitá-la. Cada dia será sempre uma encruzilhada. Ainda bem que hoje a escolha, é, e será sempre da nossa inteira responsabilidade, a opção que decidirmos tomar.
Na música, Ahmed Spins. O cheirinho diferente de África.
Nos livros, “O macaco nu”, de Desmond Morris.
Ainda bem que há encruzilhadas, senão seria tudo um mar de rosas.

20 Recomendações
46 visualizações
bookmark icon