
Esclarecimento a Castro Almeida
Castro Almeida recorreu ao Regional para reagir à nossa posição sobre os planos do Governo para a Linha do Vouga. Continua a vender a ideia de "Comboio direto até ao Porto" e resolve acusar o MCLV de promover a manutenção da bitola para que a linha sirva apenas para turismo. "Respeito quem dê prioridade à exploração turística duma memória de tempos que não voltarão". Foram as palavras usadas para deturpar a ideologia de um movimento que conta com 11 anos de luta. Aproveitamos para esclarecer todos sobre o que defendemos para a Linha:
- Regresso dos carris entre Sernada do Vouga e Paradela.
- Modernização da Linha em toda a sua extensão (Espinho a Aveiro) mantendo a bitola;
- Renovação urgente do troço central, cujo serviço ferroviário se encontra suspenso devido à degradação da infraestrutura;
- Criação urgente de interface do troço norte com a Linha do Norte, em Espinho, com prolongamento da via até à estação principal (em estilo de metro de superfície);
- Prolongamento da Linha, em Aveiro, até à universidade;
- Aquisição de novos comboios;
- Melhoria das condições para utentes;
- Combate ao vandalismo;
- Melhoria de horários;
- Redução da tarifa com a inclusão do serviço, em toda a extensão da linha, nos suburbanos do Porto;
- Relocalização de apeadeiros para zonas mais próximas a habitações e industrias;
- Recuperação e exploração turística de composições com valor histórico;
https://valedvouga.blogspot.com/p/propostas-e-reivindicacoes.html
A exploração turística não é uma prioridade mas sim uma consequência da manutenção da bitola, que traz enorme retorno às economias locais, como acontece em Águeda. A prioridade será sempre o serviço de passageiros, que só existirá se a linha for modernizada como previsto pelo PNF, que apresenta uma solução realista face a todas as condicionantes do canal da Linha. Modernizar com alteração de bitola é quase impossível e custa 120% mais do que mantendo a bitola. Não podemos aceitar que a discussão quanto à existência de um transbordo em Espinho venha atrasar a modernização de uma linha que anda a definhar há décadas.

