Tudo o que é bom e belo não deve ser escondido debaixo do alqueire, mas sim brilhar num candelabro, onde possa iluminar todo o ambiente e tornar mais bonito o espaço onde foi colocado.
Como tenho mobilidade reduzida e sérias dificuldades na condução, poucas vezes me desloco ao centro da nossa cidade.
Aconteceu que nesta Páscoa fui seguir o compasso no momento do encerramento do mesmo e foi tão comovente este cerimonial!... Quero deixar os meus parabéns a todos os que tiveram a bondade de o tornar tão belo. Bem haja Sr. Padre Álvaro.
No entanto, fiquei muito triste, porque a bonita capelinha de Santo António,tão arranjadinha, tão amorosa, autêntico ex-líbris de S. João da Madeira, não ser visível do centro da Praça, em toda a sua totalidade.
As altas árvores que crescem ao fundo impedem a apreciação da sua beleza a quem nos visita. Situação que se agravará no fim da Primavera.
Sr. Presidente, eu sei que é sensível a melhorar a nossa cidade. A primeira capela dedicada ao Santo António foi construída neste lugar no século dezassete e por ser bastante pequenina foi substituída pela atual sob o patrocínio do benemérito Conde Dias Garcia em 1935. Eu tenho fotografias antigas em que ela figura sempre em lugar de destaque.
Sei que cortar árvores é um problema, para os ambientalistas. Umas que existiam em frente ao nosso hospital e que expeliam uma penugem, foram substituídas por outras, por constituírem um perigo para a saúde, de quem sofre alergias.
No entanto, ainda assim choveram muitas críticas, pelo seu abate.
Tive uma ideia, que passo a concretizar:
Substituí-las por arbustos adequados, ajardinando esse espaço, porque a vista que vai da Praça até à capelinha é uma das mais bonitos da nossa cidade. É o ex-libris de S. João da Madeira.
O seu relógio servia de guia para a hora de fazer o almoço às senhoras de S. João da Madeiraque levavam numa cestinha à cabeça a refeição aos seus maridos que labutavam, arduamente, nas fábricas.
Que esta sugestão tenha eco nos representantes da nossa autarquia.
Muito obrigada
Desculpem esta minha sugestão e grande ousadia.