Lucas Rodrigues, é um rapaz portuense, de 23 anos. É um dos influenciadores digitais portugueses mais bem sucedidos. Tem mais de dois milhões de seguidores e vinte e três milhões de Likes no TIKTOK.
Lucas passou momentos difíceis em 2020, porque num acampamento em Vila Nova de Gaia, em conjunto com amigos e apenas com 19 anos, foi sequestrado. A emoção e o medo causaram-lhe uma forte depressão a ponto de não falar com estranhos e refugiar-se a maior parte do tempo em casa. Em 2021, decidiu mudar o rumo da sua vida, tocado pelo protagonista de um filme intitulado” Yes Man:”
O ator principal, Jim Carrey, dizia sim a todo o sofrimento e amargura e ficava tão feliz com a imensa alegria dos que eram ajudados.
Lucas, apoiado por uma amiga, dá uma volta à vida e adota o lema do título deste excerto:
À Mariana, deficiente profunda devido a uma doença denominada neurofibromatose ofereceu uma cadeira adaptada, para que ela realizasse o seu sonho: jogar futebol e conhecer o treinador Sérgio Conceição;
Ao senhor José, de Viana do Castelo, em risco de ser despejado, pagou a renda em atraso e ajudou-o durante um ano nesse pagamento, até ele resolver a sua situação económica;
A senhora D. Palmira de Espinho abraçou-o a chorar pelo bem que o Lucas lhe fez;
Admira-se de ser ajudado por outros jovens, quando o veem a distribuir alimentos aos sem abrigo, sem nada lhes ter pedido.
Para o bem que faz, arranja fundos através da internet.
Na semana passada, celebramos a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém na Procissão dos Ramos. É o povo anónimo a saudar Jesus e a aclamá-lo, por tanto bem recebido do Mestre:
Todos os doentes que em sofrimento lhe pediam ajuda, são curados;
Dá vida ao filho da viúva de Naím que chorava a sua perda, quando já o funeral ia a caminho do cemitério;
Làzaro que era seu amigo,e as suas irmãs acolhiam Jesus e os seus discípulos, em sua casa.
Jesus chorou por ele, quando elas lhe disseram que estava enterrado hà 4 dias e rsetituiu-o à vida;
Multiplicou os pães e os peixes, para dar de comer aos famintos que O seguiam, sem haver por ali onde comprar, pois eram montes.
Então, a cantar vêm ao seu encontro com ramos de palmeiras e de oliveira a aclamá-lo.
Jesus sentiu-se feliz ao ver a alegria da multidão que o vinha saudar, por tanto bem que receberam.
Ao contrário dos grandes deste mundo, não escolheu cavalos imponentes, mas optou por um burrinho emprestado. Que bonita a humildade!...
Jesus escolhe um animal de serviço, sem beleza e sem categoria, para montar. A multidão coloca as suas capas na montada em reverência.
No entanto por, inveja e por manipulação da multidão presente no julgamento de Jesus, condenam -no à morte.
Ele tudo suporta, tudo sofre, porque ama cada um de nós.Todos nós ficamos limpos das nossas fragiidades não com água, mas com o seu sangue.
Amigo, dirige o teu afeto a quem tanto te ama, mesmo que a tua vida pareça estar num caminho sem saída.